metropoles.com

Federação entre PP e União não sairá do papel: “Encerramos as discussões”

Anúncio do fim das tratativas pela federação partidária partiu do presidente do PP, senador Ciro Nogueira

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Progressistas encerrou, nesta quarta-feira (15/3), as negociações com o União Brasil pela criação de uma federação entre os dois partidos. O mais provável é que as siglas se unam na Câmara dos Deputados para formação de um bloco parlamentar, enquanto no Senado Federal não há perspectiva de atuação conjunta das bancadas.

O anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Ciro Nogueira (PI), nas redes sociais. “No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, declarou o ex-ministro e senador.

A intenção de criar um superpartido chegou ao fim em razão de divergências entre as cúpulas partidárias. O Metrópoles apurou que o rompimento partiu do União Brasil, que tem tido dificuldades para se acomodar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A composição heterogênea da legenda leva parlamentares a integrarem tanto a oposição ao petista quanto sua base no Congresso Nacional.

Conforme noticiado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, lideranças de ambos detectaram movimentos do Palácio do Planalto para frustrar a federação partidária. Dirigentes dizem  que Lula estaria articulando com Davi Alcolumbre (União-AP) para brecar a tentativa.

As tratativas para a federação também não saíram do papel em razão de desentendimentos entre os dois partidos em alguns estados. Entre eles, Pernambuco, Rio de Janeiro e Acre. Outro fator que tem atrapalhado o avanço das negociações é a resistência do atual presidente nacional do União, deputado Luciano Bivar (PE), que teme perder poderes com o movimento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações