metropoles.com

Senado terá bancada evangélica com Damares e maioria opositora a Lula

Senadores elegeram Carlos Viana (Podemos-MG) e Damares Alves (Republicanos-DF) para presidente presidente e vice, respectivamente

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Imagem colorida da senadora Damares Alves (republicanos-df) usando máscara no Senado
1 de 1 Imagem colorida da senadora Damares Alves (republicanos-df) usando máscara no Senado - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os senadores definiram, nesta quarta-feira (15/3), a composição da Frente Parlamentar Evangélica do Senado Federal. A bancada evangélica, como é conhecida, já existe na Câmara dos Deputados e terá maioria opositora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A frente ainda precisa votar o regimento interno próprio. O ato, no entanto, só deve ocorrer na próxima reunião.

O colegiado será presidido pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), que chegou a ser líder do governo de Jair Bolsonaro (PL) no Senado. A vice-presidente da bancada será a ex-ministra da Mulher e dos Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos-DF).

A cadeira de tesoureiro da bancada será ocupada pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA) e o cargo de secretário ficou com Alan Rick (União-AC). Os senadores Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE) serão os suplentes.

Revezamento na Câmara

Na Câmara, os deputados Eli Borges (PL-TO) e Silas Câmara (Republicanos-AM) irão revezar o posto de presidente da bancada nos anos de 2023 e 2024. A definição dos titulares do cargo foi feita por aclamação.

A dinâmica será a seguinte: Eli Borges atua durante seis meses e Silas, nos outros seis. No ano seguinte eles também farão esse revezamento.

Os deputados assumem o posto que foi de Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) em 2022. Sóstenes, que é pastor na Assembleia Vitória em Cristo, a igreja de Silas Malafaia, é aliado do ex-presidente e ferrenho opositor do PT.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?