Igor Gadelha

Novo ministro da Fazenda avisa que não irá à CCJ falar de PEC 6×1

CCJ esperava marcar uma audiência com o novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, para debater a PEC que trata do fim da escala 6×1

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Imagem colorida de Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O novo ministro da Fazenda, Dario Durigan, não deve comparecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para debater a PEC 6×1, que trata da redução da jornada de trabalho.

O presidente do colegiado, Leur Lomanto Júnior (União-BA), contou à coluna que o ministério enviou um e-mail informando que o ministro não comparecerá à CCJ porque prefere participar da comissão especial da PEC.

Novo ministro da Fazenda avisa que não irá à CCJ falar de PEC 6×1 - destaque galeria
4 imagens
Presidente da CCJ na Câmara, Leur Lomanto Júnior (União-BA)
Ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante reunião ministerial
Paulo Azi, relator da PEC 6x1
Dario Durigan
1 de 4

Dario Durigan

Washington Costa/MF
Presidente da CCJ na Câmara, Leur Lomanto Júnior (União-BA)
2 de 4

Presidente da CCJ na Câmara, Leur Lomanto Júnior (União-BA)

Câmara dos Deputados
Ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante reunião ministerial
3 de 4

Ministro da Fazenda, Dario Durigan, durante reunião ministerial

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Paulo Azi, relator da PEC 6x1
4 de 4

Paulo Azi, relator da PEC 6x1

Giuliano Gazzoni/Metropoles

A comissão especial é o próximo passo da tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição, e tem como objetivo discutir o mérito da proposta, enquanto a CCJ trata da constitucionalidade do texto.

A mensagem de Durigan, avisando que esperará para discutir a PEC, frustrou as expectativas do relator da proposta na CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), que esperava ouvir o chefe da pasta antes de entregar seu parecer.

“Gostaria de ouvir o ministro da Fazenda, mas está difícil”, afirmou Azi à coluna.

Nesta semana, está prevista uma audiência pública com representantes da indústria. De acordo com o presidente da CCJ, esta será a última audiência sobre o tema. A ideia é votar a proposta na próxima semana no colegiado.

Governo deve enviar projeto de lei

A decisão de Durigan de não ir à CCJ vem em meio ao debate entre Câmara e governo sobre a PEC. Como mostrou o Metrópoles, o Planalto quer enviar um projeto de lei sobre a 6×1 com urgência constitucional.

A urgência permitiria a votação diretamente no plenário da Câmara. A ideia é defendido pela Secretaria-Geral da Presidência, com apoio da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e do Ministério do Trabalho.

A gestão petista avalia que a tramitação do tema não teve a celeridade desejada, o que levou o Planalto a preparar um texto alternativo para tentar garantir a aprovação da proposta ainda no primeiro semestre.

O governo pretende avançar com a proposta até 1º de maio, quando Boulos planeja realizar um grande evento com trabalhadores. A redução da jornada de trabalho será explorada pelo PT como mote da campanha à reeleição de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?