metropoles.com

Ministro do STJ busca apoio de bolsonaristas para ser indicado ao STF

A ponte para os encontros de Humberto Martins com governistas tem sido feita pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do TRF-1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga antecipação para as eleições de 2020 da divisão igualitária dos recursos e tempo de TV e rádio entre candidatos negros e brancos
1 de 1 O Supremo Tribunal Federal (STF) julga antecipação para as eleições de 2020 da divisão igualitária dos recursos e tempo de TV e rádio entre candidatos negros e brancos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, intensificou as articulações, nos bastidores, em busca de apoio para ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas últimas semanas, Martins passou a procurar alguns parlamentares bolsonaristas. Um deles foi o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR), um dos mais próximos do presidente da República.

A ponte para os encontros de Martins com bolsonaristas tem sido feita pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1), em Brasília.

Conhecida como “tia Carminha”, ela é próxima do clã Bolsonaro, principalmente do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). Ela é apontada como uma das madrinhas da indicação do ministro Nunes Marques para o STF.

A próxima vaga do STF será a do ministro Marco Aurélio Mello, atual decano da corte. A previsão é de que o ministro se aposente no próximo dia 5 de julho, alguns dias antes de completar 75 anos de idade.

O presidente do STJ tem como principal adversário na disputa o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), André Mendonça. Ambos são “terrivelmente evangélicos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?