Enfraquecimento de André Mendonça para o STF dispara disputa por TCU
Marcos Pereira, presidente do Republicanos, é um dos possíveis nomes; Bolsonaro mira em 2022.

O enfraquecimento de André Mendonça na corrida pela próxima vaga do STF, que abrirá em julho com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, fez disparar uma corrida pelo TCU.
Vem ganhando força o nome de Jorge Oliveira, amigo de Bolsonaro há décadas, ex-ministro da Secretaria-Geral e atual ministro do TCU.
Caso Jorge seja o escolhido por Bolsonaro, o presidente terá direito a indicar um nome para o TCU — a vaga que seria aberta é de indicação do presidente.
Mas não será desta vez que seu amigo Hélio Negão, deputado federal, chegará lá.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO preferido por Bolsonaro, caso ele de fato indique Jorge, é Marcos Pereira, deputado e presidente do Republicanos.
Bolsonaro tem se esforçado para tentar nutrir a relação com o partido, mirando 2022.
Pereira já era um nome possível no ano passado, quando Bolsonaro indicou Jorge.
(Atualização, às 13h11 de 28 de maio de 2021: Pereira entrou em contato com a coluna e negou que tenha interesse no TCU neste momento.)





