Igor Gadelha

Lula trata Lulinha no caso INSS como tratou Dirceu no Mensalão. Vídeo

Lula tem discurso parecido com seu filho, suspeito na Farra do INSS, com o que usou há 20 anos com denúncia contra José Dirceu no Mensalão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Editoria de Arte/Metrópoles
NAO ULTILIZAR FOTO
1 de 1 NAO ULTILIZAR FOTO - Foto: Editoria de Arte/Metrópoles

O presidente Lula deu, nesta quinta-feira (5/2), a seu filho mais velho, Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, o mesmo tratamento público dispensado pelo petista há 20 anos ao seu então ministro da Casa Civil, José Dirceu, no Mensalão.

Em entrevista ao portal Uol, Lula revelou ter chamado Lulinha para conversar após ver o nome do filho citado em investigações da “Farra do INSS”, esquema de desvios no instituto revelado por uma série de reportagens do Metrópoles.

Na entrevista, Lula contou ter avisado Lulinha de que o filho terá de “pagar o preço”, caso esteja realmente envolvido no esquema, e sugeriu que ele se defenda, caso seja inocente das possíveis acusações no escândalo.

“Quando saiu o nome do meu filho, eu chamei meu filho aqui. Olhei no olho do meu filho e disse: ‘Só você sabe a verdade. Se você tiver alguma coisa, você vai pagar o preço de ter alguma coisa. Se você não tiver, se defenda’”, afirmou Lula na entrevista.
Lula trata Lulinha no caso INSS como tratou Dirceu no Mensalão - destaque galeria
3 imagens
Lula e seu filho, Lulinha
Ex-ministro José Dirceu (PT) fala com a imprensa no velório de Paulo Frateschi
Lulinha
1 de 3

Lulinha

Reprodução
Lula e seu filho, Lulinha
2 de 3

Lula e seu filho, Lulinha

Editoria de Arte/Metrópoles
Ex-ministro José Dirceu (PT) fala com a imprensa no velório de Paulo Frateschi
3 de 3

Ex-ministro José Dirceu (PT) fala com a imprensa no velório de Paulo Frateschi

Jéssica Bernardo/ Metrópoles

O modus operandi de Lula é semelhante ao tratamento dado a José Dirceu, braço direito do presidente em seu primeiro mandato e diretamente envolvido no esquema de compra de votos no Congresso que ficou conhecido como Mensalão.

Na ocasião, ao se manifestar publicamente sobre o assunto, Lula disse que se sentia “traído” e determinou que “ninguém fosse poupado” das investigações, fosse do PT ou não. O presidente afirmou ainda que todos os culpados seriam entregues à Justiça.

“Determinei, desde o início, que ninguém fosse poupado, pertença ao meu partido ou não, seja aliado ou da oposição. Grande parte do que foi descoberto até agora veio das investigações da Polícia Federal. E vamos continuar assim até o fim, até que todos os culpados sejam responsabilizados e entregues à Justiça. Mesmo sem prejulgá-los, afastei imediatamente os que foram mencionados em possível desvio de conduta para facilitar todas as investigações”, afirmou Lula em 12 de agosto de 2005.

Questionado sobre a fala de Lula dias depois, Dirceu se limitou a dizer que a imprensa deveria perguntar ao próprio presidente quem o havia traído. “É o presidente Lula quem tem que responder quem é o traidor”, afirmou o ex-ministro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?