metropoles.com

Lula condecorou militar que enviou dados de suas viagens a Mauro Cid

Presidente Lula condecodou com a “Ordem do Mérito Naval” um dos militares que compartilharam dados de seus viagens com Mauro Cid

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Lula em jantar de condecoração da Ordem Naval
1 de 1 Lula em jantar de condecoração da Ordem Naval - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula condecorou com a “Ordem do Mérito Naval” um dos militares que compartilharam detalhes sobre a segurança das viagens oficiais do petista com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

A honraria é a segunda maior concedida pela Marinha a militares e civis que tenham prestado significativos serviços ao Brasil ou se destacado no meio de sua classe, pelo seu valor pessoal e dedicação à Força.

O militar condecorado por Lula foi o suboficial da Marinha Rogério Dias Souza. Ele foi agraciado com o grau de Cavaleiro, o mais baixo dos cinco níveis de hierarquia da Ordem o Mérito Naval.

O decreto com a condecoração foi assinado por Lula e publicado no Diário Oficial da União em 5 de junho, 12 dias após o suboficial deixar o cargo no Gabinete de Segurança Institucional.

Rogério Dias Souza era supervisor no departamento de Coordenação de Eventos, Viagens e Cerimonial Militar do GSI e foi dispensado do cargo no dia 25 de maio.

No mesmo decreto, o presidente da República também condecodou com Ordem o Mérito Naval uma série de outros militares, ministros de seu governo e parlamentares aliados.

E-mails enviados

Como revelou a coluna Guilherme Amado, no Metrópoles, o suboficial é um dos três militares do GSI que compartilharam informações das viagens de Lula com Mauro Cid por e-mail.

Segundo a reportagem, os e-mails funcionais de Cid enviados à CPMI do 8 de janeiro mostraram que o ex-ajudante de ordens recebeu documentos “urgentíssimos” sobre quatro viagens e três eventos de Lula, dentro e fora do país.

As mensagens da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI foram enviadas a Cid de 6 a 13 de março deste ano. Naquela época, Cid e Bolsonaro estavam nos Estados Unidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?