metropoles.com

Lula prestigia senadores, ministros do STF e Haddad em nomes do Cade

Presidente Lula definiu 4 novos conselheiros do Cade; nomes tiveram apoio de ministros do STF e do governo e, especialmente, de senadores

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Imagem colorida
1 de 1 Imagem colorida - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O presidente Lula prestigiou senadores e ministros do governo e do STF na indicação de quatro novos integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), anunciada nesta sexta-feira (17/11).

Os quatro futuro conselheiros do órgão antitruste indicados pelo presidente da República foram: Diogo Thomson, José Levi do Amaral, Camila Pires Alves e Carlos Jacques Vieira Gomes.

Ex-ministro da AGU de Jair Bolsonaro, Levi teve sua indicação defendida pelos ministros da Justiça, Flávio Dino, e Alexandre de Moraes, do STF, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Pacheco, junto a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e senadores do MDB, também avalizou a indicação para o Cade de Carlos Jaques, atual consultor do Senado Federal.

O aceno de Lula aos senadores ocorre em meio à tentativa do governo de melhorar a relação com o Senado, que terá que validar não só os nomes indicados ao Cade, como as futuras indicações do presidente à PGR e ao Supremo.

Haddad e CGU prestigiados

Além dos acenos ao Senado e ao STF, Lula prestigiou ministros do próprio governo nas quatro indicações ao Cade. Ex-economista chefe do órgão, Camila Alves, por exemplo, foi indicada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Já o nome de Diogo Thomson contou com o apoio de Vinicius de Carvalho, atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) e ex-presidente do Cade. Thomson também teve apoio do corpo técnico do conselho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?

Notificações