metropoles.com

Indicação de “garantista” ao STF passa no Senado, diz Ciro Nogueira

Presidente do PP, Ciro Nogueira avalia que indicação de um jurista “garantista” ao STF por Lula terá facilidade para ser aprovada no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro - Metrópoles
1 de 1 Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro - Metrópoles - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PI) avalia que a eventual indicação de um jurista “garantista” ao STF por Lula terá facilidade para ser aprovada no Senado.

“Um nome garantista passa”, afirmou à coluna Ciro, que foi ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro e, atualmente, faz oposição à gestão Lula no Congresso Nacional.

Nos próximos dias, Lula indicará o substituto do ministro Ricardo Lewandowski. Na semana passada, o magistrado confirmou que se aposentará em 11 de abril, um mês antes de completar 75 anos.

Hoje, os favoritos para a vaga são os advogados Cristiano Zanin, que defendeu Lula na Lava Jato, e Manoel Carlos de Almeida Neto, além dos ministros Bruno Dantas (TCU) e Luís Felipe Salomão (STJ).

Segundo auxiliares de Lula, Zanin é considerado o candidato do “coração” do presidente. Já Manoel tem como principal cabo eleitoral o próprio ministro Lewandowski, de quem já foi assessor.

Bruno Dantas é apoiado, entre outras lideranças políticas, por senadores do MDB como Renan Calheiros (AL). Salomão, por sua vez, é o nome preferido do ministro Alexandre de Moraes.

Compartilhar notícia