Governadores pedem a Pacheco que Senado derrube artigos da reforma do IR

Em reunião nessa quinta-feira (2/9), presidente do Senado também conversou com chefes de Executivo estaduais sobre a reforma eleitoral

atualizado 03/09/2021 17:24

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Além de tratar sobre vacinas e crise entre os poderes, governadores discutiram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na quinta-feira (2/9), temas como as reformas eleitoral e do Imposto de Renda (IR).

Segundo apurou a coluna, governadores pediram a Pacheco que o Senado derrube artigos do texto da reforma do IR aprovado pela Câmara que podem provocar perda de arrecadação para estados e municípios.

A principal crítica dos governadores é à redução do da alíquota do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) dos atuais 25% para 18% a partir de 2022. O tributo é dividido pela União com os estados.

Reforma política

Sobre a reforma política, Pacheco disse aos governadores que a tendência é o Senado rejeitar a volta das coligações aprovada pela Câmara e aprovar uma cota mínima de cadeiras para mulheres no Legislativo.

O presidente do Senado também afirmou que os parlamentares da Casa tendem a aprovar a redução do número de candidatos que cada partido poderá registrar para concorrer em eleições.

Últimas notícias