metropoles.com

Europeus pedem ao Brasil ajuda para convencer Índia a condenar Rússia

Autoridades de países, como Reino Unido e Alemanha, pediram ajuda a integrantes do Itamaraty e Planalto para mudar posicionamento da Índia

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Itamaraty
1 de 1 Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Autoridades e diplomatas de países europeus pediram a ajuda do Brasil para convencer a Índia a abandonar a posição de neutralidade e passar a condenar a Rússia por invadir a Ucrânia, em organismos internacionais como na ONU.

O pedido foi feito a integrantes do Ministério das Relações Exteriores brasileiro e do Palácio do Planalto, nos últimos dias, por representantes da União Europeia e de alguns países, como Reino UnidoAlemanha.

0

Desde a semana passada, o chanceler brasileiro, Carlos França, teve conversas virtuais com autoridades de países, como Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Peru e Guiana.

Segundo apurou a coluna com fontes do governo Jair Bolsonaro, as autoridades brasileiras deram uma resposta protocolar de que avaliariam meios de cooperar construtivamente.

BRICS

A solicitação de ajuda feita ao Brasil tem relação com o fato de o país e a Índia integrarem o BRICS, agrupamento de países de mercado emergente, que conta ainda com a Rússia, a África do Sul e a China.

Até agora, o Brasil foi o único país do bloco que condenou a Rússia, em posição no Conselho de Segurança da ONU. Índia, China e África do Sul têm evitado condenar explicitamente a ação russa.

Segundo especialistas, a neutralidade dos indianos perante a invasão dos russos na Ucrânia pode estar relacionada ao fato de a Rússia ser a principal fornecedora de armamentos para a Índia.

Compartilhar notícia