metropoles.com

Invasão à Ucrânia une militares e ala ideológica do governo Bolsonaro

Expoentes dos dois grupos, ministro Braga Netto e o olavista Filipe Martins defenderam a mesma posição sobre a Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Filipe Martins
1 de 1 Filipe Martins - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A invasão da Rússia à Ucrânia nos últimos dias uniu, no Brasil, integrantes de dois grupos do governo Jair Bolsonaro que já travaram diversas disputas internas no passado: as alas militar e ideológica.

Expoentes dos dois grupos, o ministro da Defesa, general Braga Netto, e o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, o olavista Filipe Martins, ficaram do mesmo lado em relação à posição do Brasil sobre o conflito.

0

Segundo apurou a coluna, o ministro e o assessor de Bolsonaro defenderam internamente que o Brasil apoiasse, no Conselho de Segurança da ONU, a resolução dos Estados Unidos condenando a Rússia pela invasão.

Braga Netto e Filipe Martins fizeram gestões junto a Bolsonaro para convencer o presidente a dar o aval para a diplomacia brasileira apoiar a manifestação dos americanos, o que aconteceu na noite da sexta-feira (25/2).

De outro lado, estavam alguns integrantes do Ministério das Relações Exteriores, que defenderam, nos bastidores, que o Brasil seguisse adotando uma posição de mais neutralidade em relação à Rússia.

Braga Netto, vale lembrar, já serviu pelo Exército na Polônia e nos Estados Unidos, países que estão defendendo a soberania da Ucrânia. Já Martins, além da relação com americanos, tem proximidade com a embaixada da Ucrânia em Brasília.

Como a coluna noticiou no início de fevereiro, o assessor para Assuntos Internacionais tentou convencer Bolsonaro a emendar a viagem à Rússia com uma ida à Ucrânia na sequência. O presidente, porém, acabou indo apenas a Moscou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?