metropoles.com

Embaixador indicado por Bolsonaro acompanha Lula em reuniões no Egito

Sem Jair Bolsonaro e Celso Amorim presentes, embaixador do Brasil no Egito, Antônio Patriota, auxilia Lula em reuniões bilaterais na COP27

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
979C4735-0E16-4A0D-A883-8C3E0C8E2B94
1 de 1 979C4735-0E16-4A0D-A883-8C3E0C8E2B94 - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Com o presidente Jair Bolsonaro e o ex-chanceler Celso Amorim ausentes da COP27, o Itamaraty mobilizou parte de sua equipe no Egito para auxiliar o presidente eleito Lula durante as reuniões bilaterais que o petista teve ao longo desta terça-feira (15/11), no país africano.

A ajuda partiu diretamente do embaixador do Brasil no Egito, Antônio Patriota, indicado para o cargo por Bolsonaro. Ex-ministro das Relações Exteriores do governo Dilma, Patriota acompanhou Lula nas reuniões bilaterais com representantes do clima dos Estados Unidos e da China.

Principal conselheiro de Lula para área internacional na campanha e na transição, o ex-chanceler Celso Amorim não viajou com o presidente eleito ao Egito, pois se recupera de uma cirurgia feita na semana passada. Amorim é um dos cotados para assumir o Itamaraty no novo governo Lula.

Lula viajou para a COP27 a convite de governadores da região amazônica e do governo do Egito, que banca, por exemplo, a hospedagem do presidente eleito no país. Bolsonaro, por sua vez, optou por não ir à conferência e enviou apenas o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Compartilhar notícia