Lula tem encontro com John Kerry, enviado climático dos EUA na COP27

Lula chegou ao Egito na madrugada desta terça, horário local. Presidente eleito terá agendas bilaterais e participará da COP27

atualizado 15/11/2022 8:49

Imagem colorida mostra o presidente eleito Lula sorrindo - Metrópoles Vinícius Schmidt/Metrópoles

Enviado especial a Sharm El-Sheikh – O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reúne-se, nesta terça-feira (15/11), com o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do petista. O encontro ocorrerá a portas fechadas.

Lula está em Sharm El-Sheikh, no Egito, onde participará da 27ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas (COP27).

Kerry havia se reunido na última semana com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede-SP). Ela também deverá participar do encontro de hoje, que ocorrerá no fim desta tarde, horário local.

Reuniões bilaterais devem ocorrer ao longo desta terça-feira, segundo apurou o Metrópoles com uma fonte que participa da comitiva de Lula.

Além de Kerry, estão previstas agendas com autoridades da Alemanha, a enviada especial para o clima Jennifer Morgan, e com a China. O petista também deverá se reunir com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi – que convidou Lula publicamente para o evento –, além do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Na quarta-feira (16/11), Lula participa de evento com governadores da Amazônia e fará um pronunciamento oficial da “zona azul” da COP27.

Na quinta (17/11), o presidente eleito terá encontros com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub, e do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

*O repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade (ICS)

Mais lidas
Últimas notícias