metropoles.com

Dino pede férias a Lula, e Cappelli deve assumir Justiça interinamente

Enquanto aguarda posse no STF, Flávio Dino pediu férias a Lula; Ricardo Cappelli deve assumir Ministério da Justiça interinamente

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto colorida de Lula e Flávio Dino juntos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lula e Flávio Dino juntos - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após o Senado aprovar sua indicação ao STF, o ministro da Justiça, Flávio Dino, pediu ao presidente Lula para tirar alguns dias férias entre a última semana de dezembro e o início de janeiro.

O pedido, se atendido formalmente por Lula, fará com que o atual secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, assuma interinamente o comando do Ministério da Justiça durante as férias de Dino.

Na avaliação de aliados de Cappelli, a interinidade será uma nova chance para ele mostrar serviço para Lula, antes de o petista decidir o substituto definitivo de Dino na pasta.

Filiado ao PSB, Cappelli vem se articulando, nos bastidores, para assumir Ministério da Justiça definitivamente. Para pessebistas, ele seria o “sucessor natural” de Dino.

O secretário-executivo, porém, está longe de ser o favorito. O mais cotado para assumir a pasta hoje é o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski.

Também estão no páreo o advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, e Wellington César Lima e Silva, secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência.

Quando Dino deve sair de vez

Integrantes do Palácio do Planalto dizem que Lula pretende decidir, ainda em dezembro, o sucessor de Dino. A troca, no entanto, deve ficar para depois do dia 8 de janeiro de 2024.

Isso porque Lula planeja realizar um ato em Brasília para marcar um ano das invasões golpistas às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e gostaria de ter a presença de Dino no evento.

Após deixar o governo, em meados de janeiro, Dino retomará seu mandato de Senado, onde ficará até sua posse como ministro do Supremo, marcada para o dia 22 de fevereiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?