metropoles.com

CPI da Covid pode desistir de 3º depoimento de Marcelo Queiroga

Comissão aprovou nova convocação do ministro da Saúde nesta quarta-feira (7/10), após considerar que ele provocou o colegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ministro Marcelo Queiroga fala da suspensao da vacina contra Covid da empresa Pfizer para adolescentes, em coletiva de imprensa no Ministério da Saúde
1 de 1 Ministro Marcelo Queiroga fala da suspensao da vacina contra Covid da empresa Pfizer para adolescentes, em coletiva de imprensa no Ministério da Saúde - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Embora já tenha até marcado a data para o novo depoimento, a cúpula da CPI da Covid-19 no Senado poderá desistir de ouvir o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela terceira vez.

Segundo senadores do grupo majoritário da comissão, o chamado G7, o recuo dependerá de como o titular da Saúde se portará nas próximas duas semanas.

Senadores ressaltam que a oitiva poderá ser cancelada se Queiroga enviar as respostas aos questionamentos feitos pela CPI sobre a vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Outra condição para o recuso seria a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS), órgão consultivo do Ministério da Saúde, retomar a análise de um estudo contra o chamado “kit covid”.

Provocação

Nos bastidores, senadores admitem que a terceira convocação de Queiroga não era consenso, mas acabou aprovada nesta quinta-feira (7/10), após a CPI avaliar que o ministro “dobrou a aposta”.

A comissão considerou uma provocação o fato de Queiroga ter atuado para fazer a Conitec suspender a análise do estudo e de ter participado de uma reunião do Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta quinta.

O conselho é acusado pela CPI de ser o fiador do tratamento precoce. Nessa quarta-feira (6/10), o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, na lista de investigados pela comissão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?