metropoles.com

CPI adia depoimento de auditor do TCU após alerta de “batom na cueca”

Senadores dizem ter recebido sinalizações de ministros de tribunais superiores de que a quebra de sigilo do servidor será reveladora

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
Alexandre Marques
1 de 1 Alexandre Marques - Foto: Reprodução/YouTube

A cúpula da CPI da Covid do Senado decidiu adiar o depoimento do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Marques após receber sinalizações de ministros de tribunais superiores de Brasília de que seria melhor aguardar o resultado das quebras de sigilo do servidor.

Senadores da comissão relataram à coluna terem recebido indicações de integrantes do TCU e do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o sigilo telemático de Marques, já quebrado pela CPI, deve revelar troca de mensagens entre o auditor e pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro.

Marques foi afastado do cargo de auditor após ser apontado como o responsável por elaborar uma análise que levou Bolsonaro a divulgar notícia falsa de que o TCU questionava o número de mortes por Covid-19 no Brasil. O pai do servidor, vale lembrar, foi colega de turma do Exército do presidente da República.

Diante da “dica” de integrantes do TCU e do STF, senadores avaliaram que seria melhor ouvir o auditor apenas quando a comissão tiver em mãos o que chamam de “batom na cueca” revelado pela quebra de sigilo telemático. Dessa forma, poderão confrontar Marques com as provas.

A cúpula da CPI também quer aguardar informações sobre o processo disciplinar interno conduzido pela Corregedoria do TCU para apurar a conduta do auditor. Senadores pretendem pedir à Corte de Contas o compartilhamento das investigações com a comissão.

Diante de todo esse contexto, integrantes da CPI consideram que a decisão do ministro do Supremo Gilmar Mendes autorizando o auditor a ficar em silêncio no depoimento que ocorreria nesta quinta-feira (17/6) acabou vindo a calhar. A nova data para a oitiva ainda não foi marcada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?