Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Ala do PT é contra tranferir Messias para a Justiça por um motivo

Grupo de petistas avalia que atual ministro da AGU, Jorge Messias, deve permanecer no cargo e não migrar para o Ministério da Justiça

05/05/2026 18:07
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Ala do PT é contra tranferir Messias para a Justiça por um motivo

Um grupo de petistas tem se posicionado, nos bastidores, contra a possível transferência do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o Ministério da Justiça, após o Senado rejeitar a indicação dele ao STF.

Sob reserva, esses petistas avaliam que a ida de Messias para a Justiça colocaria a Polícia Federal sob seu comando, o que abriria margem para que qualquer operação contra seus algozes no Senado fosse lida como “vingança”.

Ala do PT é contra tranferir Messias para a Justiça por um motivo - destaque galeria
3 imagens
Ministro da AGU, Jorge Messias
Ministro da AGU, Jorge Messias
Ministro da AGU, Jorge Messias
1 de 3

Ministro da AGU, Jorge Messias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro da AGU, Jorge Messias
2 de 3

Ministro da AGU, Jorge Messias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Ministro da AGU, Jorge Messias
3 de 3

Ministro da AGU, Jorge Messias

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Para esses petistas, qualquer movimento que pareça retaliação de Messias atrapalharia ainda mais o diálogo com o Senado, prejudicando a votação de pautas importantes, como a PEC da Segurança e o fim da escala 6×1.

Essa avaliação, segundo apurou a coluna, foi feita por uma ala do PT durante o jantar de arrecadação para a campanha eleitoral de 2026 promovido pelo partido na segunda-feira (4/5). em Brasília.

Durante o evento, a leitura de petistas foi a de que o atual ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, acabará permanecendo na pasta e que Messias continuará como advogado-geral da União.

Lula pede que Messias fique no governo

Como noticiado pela coluna, Lula e Messias se reuniram na segunda-feira (4/5). No encontro, o petista pediu que o auxiliar permaneça no governo. O ministro cogitou a pedir demissão da AGU logo após a derrota.

Lula, porém, admitiu a aliados que avalia deslocar Messias para o Ministério da Justiça. O atual titular da pasta foi criticado por uma ala do PT por não se envolver na articulação para ajudar o AGU no Senado.

A decisão final sobre o destino de Messias, contudo, ficará para depois da viagem de Lula aos Estados Unidos, onde o petista encontrará o presidente Donald Trump na quinta-feira (7/5), na Casa Branca.

A previsão é de que o presidente volte ao Brasil na sexta-feira (8/5) e tenha uma nova conversa com Messias na próxima semana, quando deve bater o martelo sobre o destino do ministro no governo.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters