Igor Gadelha

Lula recebe Messias novamente e pede que ministro fique no governo

Presidente Lula recebeu Jorge Messias na noite da segunda-feira (4/5) para avaliar contexto político da derrota do ministro da AGU no Senado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva PT Palácio do Planalto no lançamento do Novo Desenrola Brasil Metropoles 8
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva PT Palácio do Planalto no lançamento do Novo Desenrola Brasil Metropoles 8 - Foto: LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

O presidente Lula recebeu o ministro da AGU, Jorge Messias, na noite da segunda-feira (4/5), no Palácio da Alvorada. O objetivo da reunião foi analisar o contexto político da rejeição pelo Senado da indicação do advogado-geral da União ao STF.

No encontro, segundo relatos, o diagnóstico foi de que o até mesmo a oposição reconheceu que Messias cumpria os requisitos constitucionais para ser aprovado, mas que houve uma interferência política do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Lula recebe Messias novamente e pede que ministro fique no governo - destaque galeria
4 imagens
Messias: "Entre erros e acertos, o STF vem se mantendo firme como guardião da supremacia constitucional e do nosso Estado de Direito"
Jorge Messias e Lula
O indicado ao STF, Jorge Messias
Presidente Lula no lançamento do Novo Desenrola
1 de 4

Presidente Lula no lançamento do Novo Desenrola

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova
Messias: "Entre erros e acertos, o STF vem se mantendo firme como guardião da supremacia constitucional e do nosso Estado de Direito"
2 de 4

Messias: "Entre erros e acertos, o STF vem se mantendo firme como guardião da supremacia constitucional e do nosso Estado de Direito"

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Jorge Messias e Lula
3 de 4

Jorge Messias e Lula

Reprodução/Ricardo Stuckert
O indicado ao STF, Jorge Messias
4 de 4

O indicado ao STF, Jorge Messias

Carolina Nogueira/Metrópoles

Na conversa, Lula pediu que Messias permanecesse no governo. Como a coluna revelou em primeira mão na quinta-feira (30/4), o ministro cogitou pedir demissão da AGU após a derrota no Senado, mas foi demovido por aliados inicialmente.

O presidente, porém, avalia deslocar Messias para o Ministério da Justiça. A decisão ficará para depois da viagem de Lula aos Estados Unidos, onde o petista encontrará o presidente Donald Trump na quinta-feira (7/5), na Casa Branca.

O presidente voltará para o Brasil na sexta-feira (8/5). Com isso, a previsão, de acordo com fontes do Palácio do Planalto, é de que Lula é Messias voltem a se reunir na próxima semana para bater o martelo sobre o futuro do ministro dentro do governo.

O presidente da República, como a coluna noticiou mais cedo, indicou a aliados que deseja indicar Messias ao STF novamente, mesmo após a derrota na primeira indicação. O petista, no entanto, ainda avalia o melhor momento para isso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?