metropoles.com

A aposta no PDT para o voto de Ciro no eventual 2º turno

PDT deve aprovar “apoio crítico” a Lula num eventual segundo turno entre o petista e Jair Bolsonaro; Ciro Gomes deve seguir outro caminho

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ciro Gomes em Goiânia
1 de 1 Ciro Gomes em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Lideranças nacionais do PDT apostam, nos bastidores, que Ciro Gomes vai declarar “voto nulo” no eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro este ano.

Segundo dirigentes pedetistas, Ciro já indicou a correligionários não haver chances de ele anunciar voto em Lula, a quem tem duramente criticado na campanha.

Um eventual apoio à reeleição de Bolsonaro também tem sido totalmente descartado pelo pedetista, que tem um histórico político de centro esquerda.

PDT deve aprovar “apoio crítico” a Lula

Diferente de Ciro, o PDT deve aprovar um “apoio crítico” a Lula no segundo turno, mesma postura que a sigla adotou em 2018, com Fernando Haddad, então presidenciável do PT.

Lideranças do partido também querem incluir na resolução uma proibição para que qualquer filiado declare publicamente apoio a Bolsonaro, sob risco de expulsão.

Com isso, os pedetistas teriam como opção ou declarar voto em Lula, ou manter a neutralidade, como deve ser o caso do candidato do PDT ao Palácio do Planalto.

Lideranças da sigla defendem ainda que, ao anunciar apoio crítico ao petista, o PDT se comprometa a não integrar  um eventual futuro governo Lula. Pelo menos no início da gestão.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?