Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

Zema tem 46% e Kalil 24% no primeiro turno em MG, aponta Quaest

Se a eleição para o governo de Minas Gerais fosse nesta sexta-feira (12/8), Zema seria reeleito já no primeiro turno, segundo Quaest

atualizado 11/08/2022 22:39

Alexandre Kalil e Romeu ZemaDivulgação

Se a eleição para o governo de Minas Gerais fosse nesta sexta-feira (12/8), ​​o governador Romeu Zema (Novo) seria reeleito já no primeiro turno com 46% dos votos válidos, segundo a nova rodada da pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos. O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) tem 24%. O governador oscilou dois pontos para cima e Kalil dois para baixo em relação ao levantamento de julho.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos ao entrevistado, Zema e Kalil são seguidos pelo candidato bolsonarista Carlos Viana (PL), que cresceu quatro pontos desde a última pesquisa e chegou a 6% das intenções de voto. Vanessa Portugal (PSTU) apresenta 2% e Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSol) têm 1% cada. Indecisos são 9% e brancos e nulos representam 12%.

Na espontânea, quando nenhum candidato é apresentado ao entrevistado, Zema tem 17% das intenções de voto e Kalil tem 6%. Indecisos representam 72%. “Outros” e brancos e nulos são 1% e 3%, respectivamente.

No segundo turno, no cenário estimulado entre Zema e Kalil, o atual governador mineiro ganharia com 55% das intenções de voto, contra 29% de Kalil. Indecisos são 9% e brancos e nulos 7%.

Já se o segundo turno for entre Zema e o bolsonarista Carlos Viana, Zema ganharia com 62% dos votos e Viana teria 18%. Brancos e nulos e indecisos seriam 12% e 9%, respectivamente.

Quanto às eleições nacionais no segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Lula (PT) tem 42% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. O petista caiu quatro pontos desde o levantamento de julho e o presidente cresceu cinco. Ciro Gomes (PDT) tem 6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB) tem 1%. Brancos e nulos são 7% e indecisos 9%.

Na espontânea do cenário nacional, Lula tem 31%, Bolsonaro 26% e Ciro 1%. Indecisos representam 39% e brancos e nulos 2%.

Para o Senado, o candidato de Bolsonaro, Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a disputa com 19% da intenção de votos. Em seguida, o senador Alexandre Silveira (PSD), apoiado por Lula, apresenta 8%. Sara Azevedo (PSol) tem 6%, Bruno Miranda (PDT) tem 5% e Marcelo Aro (PHS) tem 4%. Indecisos são 34% e brancos e nulos 24%.

A pesquisa ouviu 1.480 pessoas, presencialmente, entre 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O nível de confiança, 95%.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna