metropoles.com

General Heleno minimiza ofensiva do governo contra TSE: “Tranquilo”

Ministro do GSI, general Augusto Heleno desconversou sobre a ofensiva do governo Bolsonaro contra o TSE

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
heleno
1 de 1 heleno - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), desconversou sobre a ofensiva de Jair Bolsonaro e do Ministério da Defesa contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A declaração foi dada nesta quarta-feira (3/8) no Superior Tribunal Militar (STM), após a posse do novo presidente da corte, o general Lúcio Mário de Barros.

Questionado se vai bem a relação do governo Bolsonaro com o TSE, Heleno respondeu à coluna: “Acho que vai, a intenção é que dê certo. Acho que sim”. Perguntado se prevê algum risco para as eleições de outubro, disse, encerrando a conversa: “Não, tranquilo”.

A cerimônia de posse do novo presidente do STM contou com todos os integrantes do Alto Comando do Exército e o ministro da Defesa, general Paulo Sergio Nogueira. O general Mário de Barros fez um discurso protocolar. Na semana passada, o general Luis Carlos Gomes Mattos deu um recado direto aos militares do governo: disse em sua despedida da chefia do tribunal que a condução das eleições é de responsabilidade da Justiça Eleitoral, e não das Forças Armadas.

A mais recente investida formal do governo Bolsonaro contra o TSE partiu do ministro da Defesa. Na terça-feira (2/8), o general Nogueira pediu ao tribunal acesso “urgentíssimo” a dados que estão disponíveis há um ano. No mesmo dia, Bolsonaro afirmou que os militares sugeriram filmar o voto de eleitores na hora da eleição, o que é proibido e contraria o princípio básico do voto secreto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações