metropoles.com

Entidades da sociedade civil prestam solidariedade a Barroso

Em carta, entidades dizem que investimento de Bolsonaro contra o sistema eleitoral tenta turvar o processo político e fomentar o caos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
coletiva de imprensa e epuracao dos votos no TSE com o ministro Luiz Roberto Barroso 7
1 de 1 coletiva de imprensa e epuracao dos votos no TSE com o ministro Luiz Roberto Barroso 7 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Entidades da sociedade civil prestaram apoio ao ministro Luís Roberto Barroso em audiência nesta quarta-feira (04/08). Na carta, seis organizações — Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Imprensa, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Comissão Arns — reiteraram o apoio às urnas eletrônicas e apelaram ao Congresso pela manutenção do sistema de votação.

“Ameaçar a não realização de eleições em 2022, caso o resultado das urnas possa vir a contrariar os interesses daquele que detém o poder, é ofensa grave que não se pode tolerar”, disse um documento assinado por todas e lido na audiência com Barroso.

Segundo as entidades, o investimento de Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro é uma “forma de turvar o processo político, fomentar o caos e estimular ações autoritárias”.

Na segunda-feira (02/08), o TSE abriu um inquérito para apurar os ataques sem provas de Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e pediu que ele fosse investigado no inquérito das fake news, no STF. Alexandre de Moraes acatou o pedido e tornou o presidente investigado nesta quarta-feira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações