Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Natália Portinari

Barroso convida presidentes de todos os partidos para fiscalizar urnas

No início do mês, bolsonaristas ignoraram o primeiro grande evento de transparência do sistema de votação

atualizado 21/10/2021 20:24

ministro TSE STF justica Luís Roberto Barroso eleicoes 20203 Igo Estrela/Metrópoles

Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviou uma carta aos presidentes de todos os partidos do país para atuar na fiscalização do sistema eleitoral. O documento foi encaminhado no último dia 8. Quatro dias antes, partidos bolsonaristas ignoraram o primeiro grande evento de transparência do sistema eletrônico de votação no TSE.

No convite, Barroso escreveu que os códigos-fontes podem ser acessados na sede do TSE a qualquer momento até agosto de 2022, quando a corte comandará a lacração das urnas para a votação de outubro.

Em 31 de julho, Jair Bolsonaro distorceu fatos para atacar a urna eletrônica em uma live no Palácio da Alvorada. Depois disso, o presidente passou a ser alvo de dois inquéritos: o das fake news, no STF, e um administrativo, no TSE.

Em meio aos ataques de Bolsonaro, em setembro a Justiça Eleitoral criou uma Comissão de Transparência das Eleições, que conta com integrantes das Forças Armadas, PF, MPF, TCU, sociedade civil e especialistas em tecnologia.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna