metropoles.com

TSE ampliará teste público de segurança da urna eletrônica

Edital será lançado nesta quinta-feira; teste acontecerá em novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Urna eleitoral
1 de 1 Urna eleitoral - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ampliará o Teste Público de Segurança do sistema eletrônico de votação das eleições de 2022. O edital será lançado nesta quinta-feira (26/8) e o teste acontecerá de 22 a 26 de novembro. No mês passado, Jair Bolsonaro fez acusações falsas sobre a urna eletrônica e virou alvo da Justiça.

O tribunal ampliou o número de participantes e os programas que serão auditados. Inaugurado em 2009, o teste está em sua sexta edição. O trabalho busca fortalecer a transparência e a segurança da apuração dos votos ao tentar identificar vulnerabilidades do processo.

Desta vez, o número de investigadores será aumentado: passará de 10 para 15 pessoas ou grupos. Mais programas eleitorais passarão a ser alvo de escrutínio do teste, como os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas no dia da votação e o verificador de integridade dos sistemas eleitorais. O prazo de inspeção também foi estendido de uma para duas semanas.

Fazem parte do teste os sistemas eleitorais usados na votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, inclusive o hardware da urna. O TSE poderá pagar diárias e passagens para os participantes.

O resultado final do Teste Público de Segurança será divulgado em 15 de dezembro.

Em 31 de julho, Jair Bolsonaro distorceu fatos para atacar a urna eletrônica em uma live no Palácio da Alvorada. Depois disso, o presidente passou a ser alvo de dois inquéritos: o das Fake News, no STF, e um administrativo, no TSE.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações