Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Naomi Matsui

Bolsonaristas ignoram convite do TSE para evento de transparência eleitoral

Grupo acompanhará a abertura dos códigos-fontes das urnas

atualizado 04/10/2021 14:51

Fachada tse eleicoes 2020Igo Estrela/Metrópoles

Os partidos bolsonaristas PTB e Patriota ignoraram o convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o primeiro grande evento de transparência do sistema eletrônico de votação nesta segunda-feira (4/10).

Integrantes da PF, das Forças Armadas e os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, estão confirmados.

O evento virtual, que acompanhará a abertura dos códigos-fontes das urnas, será comandado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Presidentes do MDB, PSL, Rede e PT aceitaram o convite do tribunal.

Também participará a Comissão de Transparência das Eleições, que tem representantes das Forças Armadas, PF, MPF, TCU, sociedade civil e especialistas em tecnologia.

O PTB é presidido por Roberto Jefferson, preso há dois meses sob suspeita de integrar uma organização criminosa digital para atacar a democracia. A legenda fez um convite formal de filiação a Jair Bolsonaro na semana passada. O outro partido bolsonarista que não topou o convite do TSE foi o Patriota, que em maio filiou o senador Flávio Bolsonaro, mas falhou em seu plano de abrigar o presidente.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna