Terracap pede R$ 35 mi para pagar honorários e ex-funcionários
Projetos de lei de autoria do Poder Executivo que tramitam na Câmara Legislativa reduzem investimento da agência

A Terracap pretende remanejar R$ 35.301.283,00 de recursos destinados a investimentos para pagar a execução de sentenças judiciais e verbas rescisórias de pessoal.
Tramitam na Câmara Legislativa dois projetos de lei (PL nº 740 e PL nº 741) para reduzir o orçamento de investimentos da agência e abrir crédito suplementar no orçamento de dispêndio. As propostas são de autoria do governo local. Em bom português, a estatal tira dinheiro de um canto para colocar em outro.
Nas tabelas anexas ao corpo dos projetos (confira abaixo), o Poder Executivo, a partir de indicação da diretoria colegiada da Terracap, especifica de onde pretende transferir o dinheiro para pagar advogados e ex-funcionários credores da agência.
Se a Câmara Legislativa aprovar os PLs vai permitir o remanejamento de verbas para construção de quadras, viadutos, praças, parques e implantação de reserva indígena, por exemplo, para quitar dívidas geradas a partir do Programa de Desligamento Incentivado (PDI), processos cíveis e trabalhistas.
O direito dos escritórios de advocacia foi assegurado pela Justiça. Mas técnicos da Câmara Legislativa estão espantados com a iniciativa da Terracap de sugerir cortes em áreas de investimentos para pagamento de sentenças judiciais em valores bastante expressivos no final do exercício financeiro.
O pagamento desses passivos era, historicamente, feito a partir de Cartas de Crédito, com margem de negociações vantajosas para o poder público.
O Metrópoles entrou em contato com a Terracap e o espaço está aberto para manifestação.
Confira a destinação de parte dos recursos caso as propostas sejam aprovadas:
Pagamentos Terracap by Metropoles on Scribd
Leia, na íntegra, os PLs nºs 740 e 741:
Projeto de Lei nº 740 by Metropoles on Scribd
Projeto de Lei nº 741 by Metropoles on Scribd

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular
Frequência de envio: Diário
Ver todas



