Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

MP questiona Iprev-DF por supostas falhas nas avaliações de servidores

Em apuração preliminar, o MPDFT deu 15 dias para o Iprev-DF enviar esclarecimentos sobre as avaliações semestrais de servidores

15/10/2025 15:25, atualizado 16/10/2025 17:13
Compartilhar notícia
Divulgação/Iprev-DF
MP questiona Iprev-DF por supostas falhas nas avaliações de servidores

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deu 15 dias para o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) enviar informações sobre avaliações semestrais e estágios probatórios dos servidores.

A apuração preliminar teve início após o MP receber uma denúncia sobre supostas ilegalidades relacionadas à gestão dessas avaliações.

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo a notícia de fato enviada ao órgão pela Associação dos Servidores do Iprev-DF (Aprev), após a edição da Portaria n° 21/2025, que estabeleceu novas regras para a avaliação, teria ocorrido divergência entre o Iprev e a Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Economia (SEEC) sobre o procedimento.

A associação afirma que a SEEC alegou que o Iprev-DF violou a hierarquia administrativa e indeferiu o uso do formulário eletrônico
proposto pela portaria.

Após isso, diversas avaliações semestrais teriam sido interrompidas, “sem adequada regulamentação, o que pode ter ocasionado prejuízos à avaliação funcional e à estabilidade de servidores, além de indícios de descumprimento do regime jurídico dos servidores públicos do DF e do decreto que estabelece as normas de estágio probatório para servidores do DF”.

Em despacho enviado ao Iprev, o MP frisou que os documentos apontam “possível omissão da alta gestão do Instituto quanto à adoção de providências para garantir a continuidade das avaliações e a observância das normas gerais aplicáveis”.

Pedido de informações

O MP deu 15 dias para o Iprev se manifestar e encaminhar cópias das portarias, atos normativos e comunicações com a SEEC citados na denúncia.

O órgão também pede a relação dos servidores em estágio probatório entre os anos de 2023 e 2025, com indicação do andamento das avaliações e eventuais interrupções.

A Secretaria de Economia do DF também foi oficiada para enviar cópia da decisão que indeferiu o uso do formulário eletrônico proposto pelo Iprev e a fundamentação técnica e jurídica que embasou a negativa.

Em nota, o Iprev-DF disse que “todos os processos relacionados às avaliações semestrais e estágios probatórios de servidores estão sendo conduzidos em conformidade com as normas legais vigentes e com o devido acompanhamento técnico e jurídico”. “O Instituto reafirma seu compromisso com a transparência e com a cooperação junto aos órgãos de controle, sempre que formalmente demandado, mantendo-se à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários pelos canais institucionais”, afirmou.