Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Grande Angular

Moraes nega prisão de coronel da PMDF réu pelo 8/1, mas faz alerta

Alexandre de Moraes alertou o coronel Jorge Eduardo Naime, réu pelo 8/1, que poderá decretar prisão dele caso haja descumprimento de medidas

08/09/2025 14:28
Compartilhar notícia
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
O ministro Alexandre de Moraes faz a leitura do relatório. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete aliados começou às 9h10 desta terça-feira (2/9) na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os cinco ministros da Turma analisam a ação penal sobre suposta trama golpista atribuída ao ex-chefe do Palácio do Planalto e sete réus que visou anular as eleições de 2022 e manter Bolsonaro no poder. - Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou, nesta segunda-feira (8/9), o pedido de prisão preventiva do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime, réu em processo sobre os atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Na decisão, Moraes advertiu o coronel e disse que poderá decretar a prisão dele caso haja descumprimento das medidas cautelares impostas ao réu.

“Assim sendo, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo o réu, entretanto, que se houver descumprimento a conversão será imediata”, escreveu Moraes.

A decisão responde ao pedido apresentado pela Federação Nacional de Entidades de Praças Militares Estaduais (Fenepe), que apontou descumprimento da decisão que proíbe Naime de usar as redes sociais.

A Fenepe alegou que a esposa do réu, Mariana Naime, concedeu entrevistas on-line da casa onde reside com o marido. Na ocasião, Mariana Naime se dirigiu a uma pessoa que chamou de “assessor”. Segundo a entidade, essa pessoa seria Naime, que teria se posicionado atrás das câmeras para repassar informações a ela.

“Embora os vídeos das entrevistas concedidas pela esposa do réu sugiram que ela interagia com alguém, não há comprovação direta da identidade de Jorge Eduardo Barreto Naime como seu interlocutor. A falta de qualidade e nitidez do áudio e de visão direta do referido interlocutor impedem concluir que houve o descumprimento das medidas cautelares por parte do réu. Ainda que a medida cautelar imposta ao réu possa ser violada por intermédio de terceiros, não há, no caso, prova concreta de violação”, afirmou Moraes.

Naime é um dos ex-integrantes da cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Veja quem são os policiais réus:

  • Coronel Fábio Augusto Vieira, então comandante-geral da PMDF no dia 8 de janeiro de 2023;
  • Coronel Klepter Rosa Gonçalves, então subcomandante-geral;
  • Coronel Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-chefe do Departamento de Operações;
  • Coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, chefe de operações em exercício;
  • Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos;
  • Major Flávio Silvestre de Alencar; e
  • Tenente Rafael Pereira Martins.
Moraes nega prisão de coronel da PMDF réu pelo 8/1, mas faz alerta - destaque galeria
6 imagens
Klepter Rosa Gonçalves
Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto
Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra
Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues
Major Flávio Silvestre de Alencar
Coronel Fábio Augusto Vieira
1 de 6

Coronel Fábio Augusto Vieira

Reprodução / PMDF
Klepter Rosa Gonçalves
2 de 6

Klepter Rosa Gonçalves

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto
3 de 6

Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra
4 de 6

Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra

Reprodução/TV CLDF
Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues
5 de 6

Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues

Reprodução/TV CLDF
Major Flávio Silvestre de Alencar
6 de 6

Major Flávio Silvestre de Alencar

Hugo Barreto/Metrópoles

Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters