Coronel x coronel: Naime diz que colega PM tenta "enganar o STF"
Paulo José e Jorge Eduardo Naime, PMs réus pelo 8/1, estão em embate no STF sobre as versões do caso

Após os advogados do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Paulo José Bezerra acusarem o também réu Jorge Eduardo Naime de “criar uma dissimulação” e do “esvaziamento proposital do Departamento Operacional (DOP)”, a defesa de Naime rebateu as afirmações. Na visão dos defensores de Naime, Paulo José tenta “enganar o STF“. Os dois coronéis são réus no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do processo que investiga sete oficiais da PMDF por suposta omissão durante os atos de 8 de janeiro de 2023.
Em nota, a defesa de Naime afirma que as acusações de Paulo José são falsas. “O que se verifica, infelizmente, é um movimento articulado da alta cúpula da PMDF e da Secretaria de Segurança Pública, com o claro objetivo de desviar o foco dos verdadeiros responsáveis”, diz o texto.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasA defesa do coronel ainda diz serem falsas as acusações de que ele teria esvaziado propositalmente o Departamento Operacional da PMDF, e narrou que os afastamentos dos oficias, à época, foram autorizados pelo então subcomandante da corporação, Klepter Rosa Gonçalves.
“O tenente-coronel Condi estava de férias desde o início de dezembro de 2022 — antes mesmo das férias de Naime — com afastamento regularmente registrado e retorno previsto para 09/01/2023. O coronel Cleber Antunes não teve férias autorizadas por Naime. Não há qualquer documento que comprove essa alegação. O que existe nos autos são registros de férias assinados pelo então chefe do DOP, coronel Alcenor, com aval do subcomandante-geral à época, Cel Klepter. Todos os demais coronéis afastados obtiveram autorização expressa do subcomandante-geral — única autoridade competente para isso à época — sendo que vários já estavam de férias antes da ordem de suspensão ser publicada”, diz.
A defesa do coronel Paulo José, através do advogado Nilson José Franco Júnior, respondeu que se manifesta somente nos autos do processo.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFJulgamento no STF
- São réus nesse processo o coronel Fábio Augusto Vieira, então comandante-geral da PMDF; coronel Klepter Rosa Gonçalves, então subcomandante-geral da PMDF, coronel Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-chefe do Departamento de Operações, coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, major Marcelo Casimiro Vasconcelos, major Flávio Silvestre de Alencar e tenente Rafael Pereira Martins.
- A Ação Penal 2.417 tramita na Primeira Turma do Supremo.
- Todos os membros passaram meses presos, mas, atualmente, estão em liberdade e sob medidas cautelares. O relator do processo é o ministro Alexandre de Moraes.
Ainda de acordo com a nota, as alegações finais de Naime — a serem entregues nos próximos dias — “prometem desmascarar os verdadeiros responsáveis e revelar bastidores de manipulação processual”.




























