Grande Angular

Gilmar pede informações a Celina Leão sobre imóvel para socorrer o BRB

O ministro do STF pediu que a governadora do DF, Celina Leão, forneça informações sobre o uso de parte da Serrinha no socorro ao BRB

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
ministro-gilmar-mendes-do-supremo-tribunal-federal-stf-no-plenario-do-stf-metropoles-4
1 de 1 ministro-gilmar-mendes-do-supremo-tribunal-federal-stf-no-plenario-do-stf-metropoles-4 - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes oficiou a governadora do DF, Celina Leão (PP), e pediu informações sobre o uso da Gleba A da Serrinha do Paranoá na lei de socorro ao Banco de Brasília (BRB). O documento foi assinado na sexta-feira (24/4).

O local é um dos nove imóveis públicos citados na Lei Distrital nº 7.845/2026, que prevê medidas de capitalização para o BRB. A norma autoriza o GDF a utilizar os locais como garantia para conseguir um empréstimo e reconstruir a liquidez do banco.

Nos últimos meses, a Serrinha foi alvo de ações judiciais que visavam impedir o GDF de utilizá-la para recomposição do BRB.

O pedido do ministro ocorreu no âmbito de uma ação de reclamação constitucional que pede que o GDF seja proibido de utilizar a Serrinha para recomposição do BRB.

A governadora chegou a dizer que iria retirar o local da lista e, nesta segunda-feira (27/4), protocolou pedido na Câmara Legislativa (CLDF) para excluir dois imóveis públicos da lei, incluindo a Serrinha. O projeto ainda precisa ser avaliado pelos deputados distritais.

O BRB enfrenta a pior crise financeira da história após prejuízos nos negócios com o Banco Master. Auditoria interna contratada pela nova gestão apontou que R$ 13,3 bilhões das carteiras adquiridas eram “total ou majoritariamente desprovidos de lastro”.

O banco precisa aumentar o capital – e tenta obter empréstimo de R$ 6,6 bilhões para isso, usando bens do GDF como garantia –, além de reforçar a liquidez por meio da venda de ativos.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?