metropoles.com

Caixa de Pandora: ação penal contra dono da JC Gontijo prescreve

José Celso Valadares Gontijo foi acusado pelo Ministério Público de corrupção ativa no âmbito da Operação Caixa de Pandora

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
José Celso Gontijo está com coronavírus
1 de 1 José Celso Gontijo está com coronavírus - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A 7ª Vara Criminal de Brasília, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), reconheceu a prescrição na ação da Operação Caixa de Pandora contra o dono da empreiteira JC Gontijo, José Celso Gontijo. Ele era réu pelo crime de corrupção ativa.

A prescrição é o fim da possibilidade de a Justiça condenar alguém. Ela ocorre em decorrência da demora no andamento processual.

A prescrição para o crime de corrupção ativa, que tem pena máxima de 12 anos, ocorre 16 anos após a apresentação da denúncia pelo Ministério Público. Porém, no caso de réu com mais de 70 anos, o prazo é reduzido pela metade, para oito anos.

José Celso Gontijo tem 78 anos. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) contra o empresário e outros réus em abril de 2014. Ou seja, a prescrição no caso do empresário ocorreu em abril de 2022, mas acabou decretada pela 7ª Vara no dia 20 de setembro.

“Frente ao exposto, julgo extinta a punibilidade dos fatos imputados na presente ação penal ao réu José Celso Valadares Gontijo”, escreveu o juiz na sentença.

José Celso Gontijo foi acusado de participar do Mensalão do DEM. Ele apareceu em um dos vídeos da Caixa de Pandora entregando ao delator, o ex-secretário de relações institucionais do Governo do DF Durval Barbosa, dois pacotes que supostamente tinham dinheiro dentro.

O empresário também foi denunciado por improbidade administrativa no âmbito da Pandora. Um dos advogados de José Celso, Alexandre Satyro disse à coluna que a defesa “aguarda em breve a sentença de improcedência na respectiva ação civil pública, hoje suspensa”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?