É bom saber que alguns conceitos sobre futebol, emitidos aqui neste espaço, coincidem com a opinião do grande mestre do colunismo esportivo, o ex-jogador Tostão, que escreve para a Folha de S.Paulo.
No domingo (16/1), por exemplo, numa postagem sob o título “Descobrimos por que Vinicius Jr está voando no Real”, afirmamos:
“… Vinicius é uma peça que se encaixa esplendidamente no esquema de um time quase perfeito. O segredo, portanto, é o jogo coletivo. Mais que isto: o segredo é o meio de campo do Real, pra mim o melhor do mundo, formado por Casemiro, Toni Kroos e Luka Modric…. Toni Cross é aquele meia que há mais de seis meses não erra um passe. E Modric foi eleito o melhor do mundo em 2019”.
Na segunda-feira (17/1), sobre a escolha do melhor do mundo, dissemos que “Lewandowski ganhou, mas, cá entre nós, o melhor do mundo é Mbappé”:
“O melhor jogador do mundo na atualidade é o francês Mbappé… O Real Madrid e o Barça seriam capazes de vender até os seus estádios para comprá-lo”.
O que disse Tostão…
Então, vamos grifar o que disse o mestre Tostão em sua mais recente crônica na Folha de S.Paulo:
“O Manchester City, 13 pontos à frente do Chelsea no Campeonato Inglês, e o Real Madrid, líder do Espanhol e campeão da Supercopa da Espanha, são hoje, talvez, os dois times com o melhor desempenho no futebol mundial…”
“… O Real Madrid, quando perde a bola, recua e protege os quatro defensores, com cinco jogadores no meio-campo (um trio pelo centro e dois atletas pelos lados). Quando a equipe recupera a bola, contra-ataca, geralmente com Vinicius Junior, ou troca passes precisos até o outro gol. Todos avançam, até Casemiro. O volante e mais Kroos e Modric estão em grande forma. Os três se completam…”
“… Meus três escolhidos (para receber o prêmio de melhor do mundo da Fifa) neste ano seriam diferentes: Benzema, Mbappé e De Bruyne. Não sei a ordem”.
Então, tá.
Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.