Baleias mães ficam de barriga para cima para relaxar, sugere estudo
Estudo com baleias-francas-austrais identificou que as fêmeas adotam posição invertida para conseguir descansar das funções da maternidade

À princípio, ver uma baleia flutuando de barriga para cima pode dar a impressão de que há algo de errado com o animal. Agora, no entanto, cientistas parecem ter uma resposta mais simples do que parece para o tema. Segundo um estudo publicado na revista Mammalian Biology, que analisou baleias-francas-austrais, elas flutuam dessa forma para recuperar as energias sugadas pela maternidade.
Como foi feito o estudo
A pesquisa utilizou um drone para observar 59 pares de baleias e filhotes pela costa sul da Austrália. Como resultado, descobriu-se que 25% das fêmeas genitoras descansavam de barriga para cima — o que não foi observado em jovens ou machos. Além disso, também foi concluído que o comportamento era exclusivo de mães com recém-nascidos ou prestes a dar à luz.

“A distância remota dessa área e o fato de ela ser protegida da atividade humana durante a temporada de parição proporcionaram uma perspectiva única para observar os comportamentos de conservação de energia das baleias em um ambiente intocado e sem perturbações”, afirmou Kate Sprogis, uma das principais autoras, sobre a escolha da região de Head of Bight para a análise.
Teorias finais
De acordo com os estudiosos, a espécie estudada migra mais de 6 mil quilômetros entre a Antártida e a Austrália e, por vezes, as mães amamentam os “pequenos” sem mesmo estarem alimentadas.
Por conta disso, a teoria final é que, ao ficarem de cabeça para baixo, os filhotes são impedidos de alcançar as glândulas mamárias. “Isso pode permitir que ela administre melhor suas reservas de energia”, explicou a autora.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Outra hipótese é que a posição ajuda a regular a temperatura corporal. “O descanso de barriga para cima também pode ser uma forma de evitar o superaquecimento, já que elas não têm a nadadeira dorsal que outros mamíferos marinhos, como os golfinhos, usam para regular a temperatura.”





