metropoles.com

Veja quais nutrientes devem ser priorizados para você envelhecer bem

Com o envelhecimento, o corpo passa por alterações fisiológicas que podem resultar na deficiência de alguns nutrientes

atualizado

Compartilhar notícia

LWA/Dann Tardif/ Getty Images
Casal negro está sorrindo e preparando uma comida saudável, cheia de verduras, legumes - Metrópoles
1 de 1 Casal negro está sorrindo e preparando uma comida saudável, cheia de verduras, legumes - Metrópoles - Foto: LWA/Dann Tardif/ Getty Images

Com o envelhecimento, o corpo passa por várias alterações fisiológicas. Nesse processo natural, algumas mudanças nos hábitos são importantes para manter boas condições de saúde, como uma alimentação rica em nutrientes.

Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Letícia Gasparetto explica que, com o passar dos anos, o metabolismo desacelera, a massa muscular diminui e a absorção de nutrientes pode ser menos eficiente. Por isso, é fundamental ficar atento à ingestão de macro e micronutrientes que atendam às necessidades específicas do organismo.

“Podem surgir deficiências de vitamina D, cálcio, vitamina B12 e ferro. Isso pode resultar de uma combinação de fatores, incluindo dieta inadequada, menor exposição ao sol e problemas de absorção”, explica.

Imagem colorida mostra vários alimentos ricos em proteína, por exemplo, peie, frango, ovosl lentilhas - Metrópoles
Proteínas, carboidratos e gorduras boas devem ser incluídas na dieta

Na avaliação da especialista, envelhecimento saudável é “aquele sem desnutrição”, que mantém as quantidades certas de gordura e músculos no corpo para a realização de atividades essenciais, a exemplo da caminhada. Por isso, é fundamental incluir proteínas, carboidratos e gorduras boas nas refeições.

“As proteínas ajudam a manter a massa muscular, os carboidratos fornecem energia e as gorduras saudáveis são importantes para a saúde cardiovascular e cerebral”, explica.

Bife de filé-mignon, ovo cozido, coxa de frango, feijão-preto e sopa de lentilha são alguns dos alimentos citados pela profissional ricos em proteínas.

0

Nos micronutrientes, iguarias com vitaminas e minerais não podem faltar, segundo Leticia. “A vitamina C apoia o sistema imunológico e a vitamina A ajuda na vitalidade dos olhos. Minerais, como o cálcio, são necessários para a resistência dos ossos. Cada um desempenha papéis específicos na manutenção da saúde e prevenção de doenças”, explica.

Mulher branca, de cabelos longos e claros está sorrindo e segurando um recipiente com saladas - Metrópoles
Com o passar dos anos o metabolismo desacelera, a massa muscular diminui e a absorção de nutrientes pode ser menos eficiente, por isso é importante fazer mudanças na alimentação

Além de mudanças na alimentação, a pratica de atividade física ao longo da vida é decisiva, de acordo com Gasparetto, para ser um “idoso firme e ágil”.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?