Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Pedicure: 4 etapas fáceis para cuidar e fazer as unhas dos pés em casa

É possível replicar os tratamentos especializados de pedicure em casa, em quatro etapas. Saiba como e aprenda os truques práticos

atualizado 13/04/2021 17:38

PésArtinun Prekmoung / EyeEm/Getty Images

Independentemente de qual calçado você use — sapato fechado, salto alto ou sandália de dedo —, os pés sofrem em quase todas as ocasiões, por vezes sobrecarregados e obrigados a caminhar longas distâncias sem os devidos cuidados. O resultado, geralmente, é o surgimento de bolhas, calos e outras inflamações. Andar descalço também pode prejudicar os pés. Quem nunca pisou em uma pedra sem querer e ficou com a região dolorida?

Uma maneira de recompensar a região é recebendo uma sessão de pedicure. De limpeza a massagem, os pés se transformam após os cuidados das experts. A coluna Claudia Meireles bem sabe e ama o zelo das profissionais responsáveis pelo atendimento – que funciona como uma terapia. Mas tome nota: dá para repetir os tratamentos especializados em casa. A seguir, saiba como e aprenda os truques propostos pela revista Marie Claire. Confira!

Etapa 1 – Prepare os pés

Assim como o rosto, os pezinhos também precisam passar pelo ciclo de cuidados: limpeza, esfoliação e hidratação.

Quem deseja apenas uma leve esfoliação, vale fazer uma limpeza deixando os pés de molho. Agora, os interessados em “faxinar” precisarão raspar as peles e calosidades antes de molhá-las. A água, vale destacar, amolece a cútis. Se estiver muito grossa, a região ficará sujeita a uma esfoliação excessiva, podendo ficar ferida.

A limpeza começa com a remoção do esmalte aplicado nas unhas. Em seguida, encha uma banheira ou balde com água morna e adicione alguns produtos para amaciar a cútis – como o sal de Epsom, com propriedades anti-inflamatória, antioxidante e relaxante. Após imergir os pés, seque-os e passe um creme esfoliante para poder raspá-los com um bloco de polimento, a fim de remover peles e calosidades.

Termine esta etapa ensaboando os pés e, em seguida, aplique um hidratante. Se tiver um tempinho, faça uma rápida massagem para relaxar.

0
Etapa 2 – Hora das unhas

Antes de esmaltar as unhas dos pés, é necessário hidratá-las e cortá-las como faria uma pedicure. Quem seguir o ritual de cuidados proposto precisará ter um poderoso óleo e empurrador de cutículas. Ambos os produtos são fundamentais nesta etapa e ajudarão no processo de pintar a pontinha dos dedos.

Ao “mexer” nas cutículas, lembre-se de limpá-las em uma única direção, em vez de fazer o movimento de vaivém. O hábito evita danos na região e não enfraquece a unha, que pode vir a quebrar.

Depois de limpar as cutículas, chegou a vez de pegar o kit de unhas com lixa e cortador. Apare-as e modele-as de acordo com o comprimento que sente confortável.

0
Etapa 3 – Momento de colorir

Lembre-se: antes de começar a pintar a pontinha dos dedos com o tom queridinho, é necessário aplicar uma camada de base, para evitar que surjam manchas nas unhas e permitir maior durabilidade do esmalte. Espere a base secar completamente para aplicar a cor vibrante, clássica ou nude.

As unhas dos pés podem ser as cobaias perfeitas para testar aquele tom de esmalte que tem uma vontade receosa de experimentar. Ao aplicar as cores, vale isolar os dedos com separadores, ou mesmo com papel higiênico, para evitar borrar. Não esqueça de deixar os produtos — base e esmalte — secarem bem entre as camadas, até atingir o nível de opacidade desejado. Na aplicação de tonalidades claras, invista em três camadas. Termine a etapa com um top coat, finalizador que promete brilho extra e cor intensa.

Por mais tentador que seja, tente não tocar os dedos dos pés, para não borrar o seu trabalho.

0
Etapa 4 – Unhas impecáveis

O truque para garantir pés saudáveis responde por cuidado constante. Um desses hábitos consiste em remover o esmalte após uma semana de aplicação. Quando a pessoa demora a retirar os produtos, as unhas tendem a ficar amareladas. Se tiver em casa somente creme específico para as mãos, pegue o produto, aplique nos pés e calce meias. O hábito ajudará a mantê-los hidratados. Outra atitude benéfica é fazer esfoliações regulares na hora do banho.

Mulher pintando a unha dos pés
Cuide das unhas semanalmente. Tire um tempinho para hidratar os pés
Esfoliar os pés
Não esqueça de fazer esfoliações semanais nos pés

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias