Dicas de como fazer um tratamento caseiro para pés secos e rachados

Um bom escalda-pés pelo menos duas vezes por semana ajuda a evitar o ressecamento da pele. Outro conselho é evitar calçados apertados

atualizado 14/03/2019 12:39

Traimak_Ivan, Istock

Pés excessivamente ressecados podem provocar rachaduras no calcanhar. Com a pele seca, o peso do corpo sob os pés acaba criando fissuras na pele. Algumas situações, como uso de calçados apertados, excesso de peso, falta de hidratação adequada, diabetes, micoses ou problemas vasculares agravam ainda mais o problema.

A melhor maneira de evitar as fissuras é manter a região sempre hidratada, passando creme pelo menos uma vez ao dia. O tratamento caseiro inclui, ainda, um escalda-pés duas vezes por semana para amolecer a pele e garantir melhor penetração do creme hidratante. Para o escalda-pés, é necessário uma bacia com água morna e duas colheres de creme hidratante. Basta misturar e deixar o pé de molho por 5 a 10 minutos. A água não pode ser muito quente para evitar que resseque ainda mais a pele.

Ao finalizar, seque bem os pés para evitar o crescimento de fungos entre os dedos. Aproveite para deixar o pé respirar por alguns minutos e aí passe o hidratante.

(Com informações Portal Tua Saúde.) 

Últimas notícias