Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Dica de beleza: como as plantas podem deixar a nossa pele melhor

Experts acreditam que as plantas ajudam a aprimorar a pele, e que devem fazer parte da nossa rotina de autocuidado

atualizado 14/04/2021 21:30

rosto mulher plantasGetty Images

Cuidar das plantas dentro de casa foi um dos hábitos mais adotados na pandemia. O isolamento social e a pausa para os pequenos detalhes de nossa rotina contribuíram para o aumento da prática. Em março, o Metrópoles divulgou um dado do Instituto Brasileiro de Floricultura mostrando que, mesmo em meio à crise econômica agravada pelo coronavírus, o setor fechou 2020 com crescimento de 10%.

Muitas são as espécies que viraram tendência nesse período. Nossos lares ficaram mais verdes, com boas energias e ar puro. Em uma entrevista à coluna Claudia Meireles, por exemplo, o paisagista Paulo Prata ressaltou que as plantas transmitem sentimentos positivos, como alegria.

Sala ampla com planta
As plantas dão vida à casa

Clique aqui e aprenda a decorar seu apartamento com um jardim lindo e prático.

Clique aqui e veja 10 benefícios de ter (muitas) plantas em casa.

Entretanto, poucos sabem que as verdinhas também são grandes aliadas da beleza. Pelo menos é o que acreditam os fornecedores de plantas internacionais com conhecimento social que começaram a posicionar seus produtos como aprimoradores da pele. Eles sugerem que os itens devem fazer parte da nossa rotina de autocuidado, agindo tanto como hidratantes quanto sais de banho.

Mulher lavando o rosto
As plantas podem fazer parte da nossa rotina de skincare
Como as plantas podem auxiliar?

De acordo com o site Town&Country, um estudo conduzido pela Royal Horticultural Society, no Reino Unido, em 2018, descobriu que as plantas caseiras podem ajudar a aliviar a pele seca, aumentando a umidade relativa em um espaço interno. Vale lembrar que uma cútis hidratada é sinônimo de menos rugas e vermelhidão.

O processo se dá a partir do momento em que as plantas criam umidade no ar, por meio da transpiração, liberando vapor de água através das folhas. Sabendo disso, o truque é agrupar as verdinhas em determinado ambiente para aumentar seu poder de transpiração e, consequentemente, melhorar o ar. É importante prestar atenção na limpeza das folhas, para que a poeira não acumule e bloqueie os poros.

jardim
Limpe as folhas para que a poeira não acumule

Outro dado interessante apontado pelo site é um estudo da NASA, de 1989, que mostrou que alguns tipos de plantas, como jiboia, dracena e babosa, podem remover 87% dos poluentes internos do ar em 24 horas, o que é ótimo para a pele mas também para o pulmão.

Clique aqui e descubra sete plantas para refrescar a casa durante os dias quentes de verão.

Em entrevista ao Town&Country, Puneet Sabharwal, CEO do Horti, serviço de assinatura de plantas com sede em Nova York, sugere colocar uma espada-de-são-jorge no quarto, pois é uma das únicas verdinhas que liberam oxigênio durante a noite, embora de forma limitada.

A espada-de-são-jorge é uma planta superfácil de cuidar e conhecida pela capacidade de filtrar o ar dos ambientes

Por fim, uma das maneiras mais essenciais de cuidarmos da beleza é priorizar a saúde como um todo. Estar rodeado de vegetação reduz, comprovadamente, a pressão arterial, ajuda na concentração e aumenta a imunidade. Também, de acordo com o site, certas bactérias no solo provaram ter um efeito antidepressivo, aumentando os níveis de serotonina quando inaladas.

Plantas ainda fornecem uma conexão “calmante” com o mundo natural. Cuidar delas é uma prática quase meditativa, e que faz com que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caia. Afinal, se estivermos mais felizes, nossa pele também estará!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias