Sete plantas que viraram tendência na pandemia

Com mais tempo em casa, as pessoas descobriram novos hobbies — o da jardinagem foi um deles

atualizado 12/03/2021 14:22

plantasDmitry Marchenko/Getty Images

A venda de flores e plantas cresceu em todo o país durante a pandemia. Com mais tempo em casa, as pessoas descobriram novos hobbies — o da jardinagem foi um deles.

“Passamos a valorizar mais a nossa casa durante a quarenta. Consequentemente, aprendemos a dar mais valor às flores e plantas, que tanto alegram, embelezam e purificam o ar da nossa moradia”, diz a designer floral Luciana Marquez.

0

A jardinagem funciona ainda como atividade terapêutica, aliviando o estresse neste momento de tamanha agonia. Segundo o Ministério da Saúde, a pandemia despertou transtornos de ansiedade em oito a cada 10 brasileiros.

A pedido do Metrópoles, a designer floral elegeu oito plantas que viraram tendência na quarentena. “São as mais adaptadas ao ambiente interno, que gostam de sombra e luz indireta, fáceis de cuidar, duráveis e com função decorativa”, resume. Confira a lista!

Maranta

A maranta é a grande tendência do ano. Ela impressiona pela beleza que soma à decoração do lar. Além de bela, ela é extremamente fácil de cuidar. Adapta-se a apartamentos, vive bem à meia-sombra e gosta de solo úmido, mas nunca encharcado.

Jiboia

Extremamente resistente, a jiboia gosta de sombra e luz indireta. Pode ser cultivada em vasos, suportes pendentes ou jardins verticais.

Costela-de-Adão

A costela-de-adão adora luminosidade – mas na medida. Ela sobrevive bem na luz indireta ou em locais que recebem claridade por apenas algumas horas do dia. Precisa de boa drenagem e solo fresco para crescer.

Samambaia

A samambaia é uma planta de clima tropical e cresce nas florestas, sobretudo nas regiões úmidas. Gosta de sol, portanto, o ideal é cultivá-la na sacada ou perto da janela.

Ficus lyrata

Queridinha há anos, a Ficus lyrata exige cuidados mais minuciosos. A espécie precisa ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra e, mesmo em vasos, cresce consideravelmente.

Espada de São Jorge

A planta aprecia meia-sombra e umidade, porém é capaz de sobreviver a longos períodos sem água. O ideal é regá-la apenas quando a terra do vaso estiver seca ao toque.

planta em vasos em casa

Filodendro

A filodendro pode ser cultivada em áreas internas ou externas. Aprecia umidade, por isso, atente-se às regas.

Últimas notícias