Dez benefícios de ter (muitas) plantas em casa

Elas diminuem a ansiedade, purificam o ar, estimulam a criatividade e trazem diversos outros benefícios

atualizado 15/03/2021 17:41

Getty Images

Os brasileiros criaram um apreço maior pelas plantas durante a pandemia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura, mesmo em meio à crise econômica agravada pelo coronavírus, o setor fechou 2020 com crescimento de 10%.

O apego pelas plantas veio em boa hora. Elas afloram o bem-estar e trazem benefícios incríveis à saúde, aliviando a tensão do trabalho remoto e facilitando consideravelmente os dias de confinamento.

0

O cultivo delas também é considerado uma atividade terapêutica. Segundo pesquisa publicada no ScienceDirect, a jardinagem ajuda a reduzir sintomas ligados à depressão.

Confira esses e outros benefícios de ter plantas em casa!

1. Elas minimizam a dor e a ansiedade

Um estudo da Sociedade Americana de Ciências da Horticultura mediu os efeitos das plantas em 90 pacientes recém-operados. Os que receberam arranjos em seus quartos apresentaram menor pressão arterial, frequência cardíaca mais regulada e índices menores de ansiedade e fadiga. Eles também requisitaram uma quantia significantemente menor de analgésicos.

2. Purificam o ar

Sobretudo as espécie crisântemo, lírio-da-paz e hera. Segundo cientistas da NASA, elas absorvem melhor compostos prejudiciais à saúde, como formaldeído, amônia e tolueno.

3. Ajudam a relaxar

Se você deseja ambientes mais relaxantes em casa, aposte em flores e plantas roxas, a exemplo da lavanda. A cor é tranquilizante e ajuda a diminuir as doses de adrenalina do corpo.

lavanda

4. Servem como umidificadores naturais

Em vez de usar um umidificador convencional, espalhe samambaias pela casa. Durante a transpiração, as gotículas de água da planta hidratam o ambiente.

5. Estimulam a criatividade

Quando sofrer um bloqueio criativo, vá para o ambiente mais florido da casa. É o que aconselha Justin Hancock, especialista da Costa Farms. De acordo com ele, folhas coloridas, a exemplo das de cróton, inspiram e energizam tudo ao redor, facilitando o processo criativo.

6. Ajudam na concentração

As plantas também melhoram a concentração. Um estudo da universidade Royal College of Agriculture revelou que estudantes tiveram 70% mais atenção em um ambiente verde.

7. Reduzem crises alérgicas

Se você sofre com crises alérgicas, tenha clorofitos em casa. As folhas dessa planta absorvem partículas alergênicas, como a poeira.

8. Fornecem energia

A cor vermelha estimula, aumenta o apetite e dá um up na energia. Logo, espécies com esse tom vibrante também. Uma boa alternativa é a aglaonema.

9. Têm poderes curativos

A babosa (aloe vera) era chamada pelos egípcios de a “planta da imortalidade”. Eles utilizavam a espécie para curar diversas doenças. Hoje, é comum aplicar o gel dela para tratar queimaduras solares e outras feridas.

10. Acalmam a visão

Tirar a vista do computador e olhar para uma paisagem verde alivia a tensão ocular. Por isso, ter plantinhas perto ou na própria mesa de trabalho é uma excelente alternativa para não cansar a visão.

Últimas notícias