metropoles.com

Conheça o melhor vegetal rico em antioxidantes para reduzir inflamação

A inflamação surge como uma resposta imunológica necessária que ajuda o corpo a detectar e destruir substâncias estranhas que afetam a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Fcafotodigital/Getty Images
Foto colorida de vegetais, a exemplo de cenoura, nabo, pepino, berinjela, pimentão, cebola, couve e abóbora - Metrópoles - risco Alzheimer
1 de 1 Foto colorida de vegetais, a exemplo de cenoura, nabo, pepino, berinjela, pimentão, cebola, couve e abóbora - Metrópoles - risco Alzheimer - Foto: Fcafotodigital/Getty Images

“A inflamação não é de todo ruim”, assegura a nutricionista focada em saúde intestinal Davineé Lingo em um artigo do portal de saúde e bem-estar EatingWell. Segundo a especialista, a condição surge como uma resposta imunológica necessária que ajuda o corpo a detectar e destruir substâncias estranhas que afetam a saúde.

De acordo com a nutricionista, uma tática para reduzir a inflamação — responsável por ocasionar uma série de doenças — é optar por uma dieta rica em vegetais coloridos, sendo um em especial, no caso, a beterraba. Davineé destacou que a hortaliça tuberosa traz composição betalaínas, pigmentos “poderosos” com ação anti-inflamatória.

Foto colorida de beterraba picada em um prato branco - Metrópoles
A beterraba ajuda a combater a inflamação

“Foi demonstrado que as betalaínas reduzem vários marcadores de inflamação, diminuem a produção de radicais livres pró-inflamatórios e protegem o corpo de substâncias nocivas chamadas xenobióticos”, ressaltou a nutricionista ao ter por base um estudo publicado pelo jornal acadêmico Human Nutrition & Metabolism.

A especialista salientou que a beterraba é fonte de nitratos dietéticos: “São compostos naturais que o corpo converte em óxido nítrico, um importante mensageiro químico que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue”. Davineé pontuou que esses ativos melhoram o desempenho de atletas, fato comprovado por uma pesquisa publicada revista na Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

Davineé realçou que a beterraba é “embalada de manganês”, composto que desempenha um papel na produção e ativação do superóxido dismutase (SOD), considerado um dos mais importantes antioxidantes do corpo responsável por combater os radicais livres. Consumir uma xícara do vegetal cru oferece em torno de 19% do valor diário do mineral.

Mão cortando uma beterraba em rodelas
Beterraba contribui para a abertura dos vasos sanguíneos

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?