Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Claudia Meireles

Adicionar este alimento ao iogurte pode melhorar a saúde do intestino

Especialistas ressaltam benefícios de acrescentar o ingrediente ao iogurte para melhorar o funcionamento do intestino

Giovanna Kunz, Claudia Meireles26/08/2024 02:00, atualizado 23/08/2024 17:19
Compartilhar notícia
Getty Images
Foto de iogurte grego em potes de vidro com colheres, café da manhã saudável com iogurte grego fresco, muesli e frutas vermelhas no fundo

Além do mel ser uma ótima opção para adocicar e tornar o iogurte mais saboroso, essa combinação também é extremamente benéfica para saúde. Rica em nutrientes, a dupla oferece cálcio, proteínas, probióticos, prebióticos e antioxidantes que impulsionam a saúde do intestino e também aumentam a imunidade.

De acordo com estudos conduzidos pela Universidade de Illinois e publicados no The Journal of Nutrition, o mel favorece as culturas probióticas presentes no iogurte, o que turbina os benefícios oferecidos pelo laticínio.

Foto de Mel dourado puro derramando sobre uma garoa de madeira - Metrópoles
Acrescentar mel ao iogurte pode melhorar o funcionamento do intestino, diz estudo

Para entender como a combinação entre iogurte e mel pode favorecer o funcionamento intestinal, a coluna Claudia Meireles procurou especialistas. A nutricionista Fernanda Esquitino e a médica integrativa Laura Assalim afirmaram que o laticínio tem cepas probióticas e o mel pode ajudar essas bactérias a sobreviverem no intestino.

“O mel protege os microrganismos da saliva e dos ácidos estomacais, fazendo com que eles sobrevivam por mais tempo e mantenham suas propriedades terapêuticas”, explica Laura Assalim.

Além de proteger os microrganismos, Fernanda Esquitino e Laura Assalim salientam que o mel adicionado também funciona como alimento para as bactérias, o que promove a fermentação e a proliferação bacteriana.

Foto colorida - iogurte na mesa
O iogurte pode ser um importante agente para manter o equilíbrio da flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico

Na primeira pesquisa, os estudiosos analisaram o efeito de quatro tipos diferentes de mel, alfafa, trigo-sarraceno, trevo e flor de laranjeira na cepa probiótica Bifidobacterium animalis. Os resultados da análise mostraram que, para a saliva e fluidos estomacais, não houve diferenças na sobrevivência dos probióticos, especialmente a Bifidobacterium animalis, entre nenhuma das variedades de mel.

No entanto, os resultados da análise dos diferentes tipos de mel na fase intestinal da digestão sugerem que o mel de trevo tem efeitos melhores na sustentação da sobrevivência desses microrganismos.

“Ele auxilia na preservação dessas culturas devido ao teor de carboidratos, como a frutose, que serve de ‘alimento’ para as cepas probióticas”, defende Fernanda.

Laura ainda acrescenta que o mel de trevo apresentou melhor rendimento por ter, entre os diferentes tipos de mel testados, o maior pH.

Os estudiosos também testaram a descoberta em um estudo clínico, que contou com a participação de 66 adultos saudáveis. Todos consumiram iogurte com mel de trevo e iogurte pasteurizado e tratado termicamente por duas semanas. Para a análise, foram coletadas amostras de fezes, informações sobre os movimentos intestinais e também questionários sobre o bem-estar geral.

Os pesquisadores não encontraram alterações no tempo de trânsito intestinal, frequência de evacuação ou qualquer uma das medidas de humor e cognição, mas os estudiosos acreditam que isso se deve aos participantes serem adultos saudáveis e terem intestinos regulados normalmente.

Quanto de mel pode ser consumido diariamente?

Assim como qualquer alimento, o mel precisa ser consumido em pequenas porções, que devem ser definidas por um nutricionista, principalmente para aqueles que têm diabetes.

Foto colorida - Pote com iogurte e um pouco de mel
O mel pode oferecer diversos benefícios para saúde, mas deve ser consumido com moderação

Segundo Laura Assalim, os benefícios do consumo dessa matéria-prima foram testados e comprovados em quantidades pequenas, equivalentes a uma colher de sopa.

“Considerando um paciente que tenha uma dieta equilibrada, com amplo consumo de fibras, frutas e verduras, essa quantidade de mel não é considerada prejudicial à saúde do paciente, principalmente quando observamos os benefícios junto a um probiótico natural, como o iogurte”, destaca.

No entanto, além de ser importante não extrapolar na quantidade de mel, Fernanda diz que é necessário escolher bem o tipo que irá comprar. “Muitas marcas acabam adicionando mais açúcar do que o permitido”, alerta ela. Por isso, é bom ficar de olho.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram