É cansativa a vida da rainha Elizabeth II. Não basta a série de polêmicas que envolvem filhos, netos e noras, a monarca britânica tem recebido ordens constantes dos médicos da realeza. Na sexta-feira (15/10), o Daily Mail publicou que os especialistas em saúde proibiram a soberana de consumir bebidas alcoólicas. Nesta quarta-feira (20/10), o Palácio de Buckingham comunicou aos súditos que os profissionais aconselharam a matriarca da dinastia Windsor a cancelar uma viagem e dar uma pausa na agenda.
Segundo o porta-voz do palácio, a soberana acatou o pedido dos médicos, mas antes, relutou bastante. Os experts ordenaram que Elizabeth fique em casa nos próximos dias. Ela estava com viagem marcada para a Irlanda do Norte, país que compõe o Reino Unido. “A rainha envia seus mais calorosos votos ao povo da Irlanda do Norte e espera visitá-lo no futuro”, disse o colaborador da Coroa britânica.

Elizabeth foi obrigada a parar de beber drinques Yui Mok - WPA Pool/Getty Images

A acusação contra o príncipe Andrew é um dos maiores escândalos da realeza britânicaMark Cuthbert/UK Press via Getty Images

Pela lei, Charles ascenderá ao trono quando a mãe morrer ou abdicar Paul Edwards - WPA Pool/Getty Images

A soberana britânica chegando à cerimônia fúnebre do marido. Houve uma série de protocolosPool/Samir Hussein/WireImage

Rainha Elizabeth II e o duque de Kent. Ele costuma representá-la em eventosMax Mumby/Indigo/Getty Images
No comunicado, o cortesão disse: “A rainha aceitou relutantemente o conselho médico para descansar nos próximos”. Se o cronograma de Elizabeth fosse mantido, ela iria chegar a Belfast nesta quarta-feira (20/10) para uma série de compromissos comunitários. Desde 2016, ela não visita a Irlanda do Norte. Na última vez, a monarca estava acompanhada do marido, o príncipe Philip. Ele faleceu aos 99 anos, em abril.
Os médicos da família real precisaram entrar em ação após Elizabeth surgir de bengala em dois eventos. Os profissionais recomendaram que a rainha fique de repouso como forma de não existir complicações nas próximas semanas. Em novembro, ela deverá comparecer à Conferência sobre Mudança Climática, a COP26. O evento ocorrerá em Glasgow, na Escócia, e reunirá líderes mundiais.

“O conselho para Sua Majestade é descansar nos próximos dias para que não haja implicações no COP”, revelou uma fonte ao The Mirror. O informante contou que Elizabeth não está com Covid-19, conforme suspeitaram alguns súditos. O porta-voz do Palácio de Buckingham no anúncio enfatizou: “Sua majestade está de bom humor e está desapontada por não poder mais visitar a Irlanda do Norte, onde deveria assumir uma série de compromissos hoje e amanhã”.
O repouso de Elizabeth é no Castelo de Windsor, onde passou a maior parte do isolamento social em razão da pandemia. A notícia da ordem dos médicos protagoniza as manchetes depois da monarca recusar o troféu de Velha do Ano. Ela negou a condecoração por acreditar que não preenche os requisitos. “Você tem a idade que sente”, enviou a rainha para o presidente da premiação.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.