Andreza Matais

Resort ligado à família de Toffoli cai nas mãos de advogado da J&F

Advogado Paulo Humberto Barbosa é sócio de presidente da Friboi e do irmão mais velho dos irmãos Batistas. J&F nega relação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

YouTube video player

O resort da família do ministro Dias Toffoli foi comprado por um advogado que trabalha para os irmãos Joesley e Wesley Batista.

Em um período de dois meses, Paulo Humberto Barbosa comprou de dois irmãos e de um primo do ministro do Supremo todas as cotas do empreendimento. Assim, em abril de 2025, ele se tornou o único dono do resort Tayayá, em Ribeirão Claro (PR).

O advogado é sócio de Renato Mauro Menezes Costa, atual presidente da Friboi (empresa dos irmãos Batista), e de Gabriel Paes Fortes — este último, cunhado de José Batista Júnior, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista.

Resort ligado à família de Toffoli cai nas mãos de advogado da J&F - destaque galeria
3 imagens
Toffoli esclarece decisão que suspendeu ações por cancelamento de voos
Resort ligado à família de Toffoli cai nas mãos de advogado da J&F - imagem 3
Quadro societário da Petras Negócios
1 de 3

Quadro societário da Petras Negócios

Reprodução/Receita Federal
Toffoli esclarece decisão que suspendeu ações por cancelamento de voos
2 de 3

Toffoli esclarece decisão que suspendeu ações por cancelamento de voos

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Resort ligado à família de Toffoli cai nas mãos de advogado da J&F - imagem 3
3 de 3

ARTE CÍCERO LOPES/METRÓPOLES - SOBRE FOTOS DE MÔNICA BENTO E AYRTON VIGNOLA/ESTADÃO CONTEÚDO

Os três são donos da Petras Negócios e Participações, uma empresa de aluguel de aeronaves. Barbosa tem 50% do negócio. No total, ele possui 10 empresas em seu nome, que vão de comércio atacadista a investimentos e agropecuária.

Seu escritório de advocacia atua em processo que investiga a aquisição de empresas norte-americanas pelos Batistas com financiamento proveniente do BNDES.

A JBS escreveu em nota que “o escritório do advogado mencionado defendeu a empresa em ações no estado de Goiás. Nem a Companhia nem os acionistas têm qualquer relação com as empresas citadas ou com qualquer outro negócio do advogado”.

A venda do resort e o Banco Master

A compra do resort Tayayá foi feita por meio de um fundo de investimento administrado pela Reag, financeira investigada no escândalo do Banco Master.

Essa ligação levantou questionamentos sobre a conduta de Toffoli como relator do inquérito do Banco Master no STF. O ministro também foi responsável, em 2023, pela suspensão do pagamento de multa de R$ 10,3 bilhões prevista no acordo de leniência firmado pela J&F (dos irmãos Batistas) com o Ministério Público Federal (MPF).

Toffoli nunca integrou o quadro societário do resort, mas é um frequentador assíduo. No fim de 2025, a imprensa repercutiu uma ida de Toffoli ao Tayayá em avião de Roberto Augusto Leme da Silva, o Beto Louco, investigado na Operação Carbono Oculto. Beto Louco é suspeito de integrar um esquema envolvendo o PCC de evasão fiscal e combustível adulterado.

Procurado pela coluna, Toffoli não comentou esses pontos.

Paulo Humberto Barbosa não respondeu às tentativas de contato.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?