metropoles.com

Faço uso diariamente do vinagre de maçã e indico para todo mundo

Normalmente, utilizo de 15 a 30 minutos antes do almoço e do jantar. Duas colheres de chá sempre diluídas em um pouco de água

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
vinagre e maçãs
1 de 1 vinagre e maçãs - Foto: iStock

A lista de benefícios do vinagre de maçã é imensa. E vai muito além da cozinha. Hoje, as vantagens para a saúde são bastante difundidas: ajuda na digestão e no tratamento dos cabelos, possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Eu uso diariamente há mais ou menos uns cinco anos.

Sempre gostei de alimentos com sabores ácidos. Quando criança, picava tomate, enchia um prato de sopa com vinagre e tomava. Outras vezes, chupava limão com um pouco de sal. Não sei de onde tirei essa minha preferência, mas eu adorava.

O vinagre de maçã ficou popular por conta das suas propriedades. Começar a tomá-lo não foi difícil, devido ao meu gosto particular pelo sabor. E, logo, tornou-se um hábito.

Entre os benefícios para a saúde, estão o emagrecimento; a diminuição dos níveis de glicose, o que previne a diabetes; a redução de inchaços, a proteção do fígado, o auxílio na digestão e o fortalecimento das articulações.

O liquido de cor âmbar é composto de 5% de ácido acético, responsável por inibir várias enzimas que digerem os carboidratos – entre elas, amilase, sacarase, maltose e lactase. É um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcares, rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B6, C, E, bioflavonoides e pectina.

Sempre me preocupei em desenvolver gastrite ou qualquer problema estomacal com o uso diário do vinagre. Mas nunca tive nem senti nada. O produto, apesar de sua acidez, mantém o pH alcalino do sangue, ajudando no melhor funcionamento do organismo. Eu me sinto realmente muito bem. Normalmente, uso de 15 a 30 minutos antes do almoço e do jantar. Duas colheres de chá sempre diluídas em um pouco de água.

O único efeito colateral que senti foi o aumento na sensibilidade dos dentes, e meu dentista confirmou a culpa do vinagre. Passei a tomá-lo com canudo e nunca mais tive incômodo nenhum.

Outro uso que faço do vinagre é nos cabelos. É impressionante o quanto ajuda nos tratamentos e na manutenção de uma cabeleira saudável. Ele sela as cutículas, adiciona brilho, melhora a porosidade e diminui o frizz. Quando utilizado no couro cabeludo, ainda auxilia no crescimento. Duas receitas caseiras que faço semanalmente:

iStock

1. Para limpeza do couro cabeludo: Deixo um ramo de alecrim no vinagre por 20 minutos. Depois de coar, passo no couro cabeludo com algodão. Massageio com movimentos circulares e espero 10 minutos. Depois, é só lavar normalmente.

2. Condicionador selante: Misturo uma colher de sopa de vinagre com duas de condicionador. Depois de lavar o cabelo com shampoo, passo a mistura e deixo por cinco minutos. Enxaguo com bastante água.

O vinagre de maçã também é usado para tratar acne, curar feridas e fungos, entre outras coisas. Mas nunca o utilizei com esses intuitos.

Considero importante que o produto seja orgânico, não pasteurizado e não filtrado. Os melhores são os que contêm alguns resíduos boiando no líquido. Seu uso oral deve ser comedido e sempre diluído em água. E, para quem tem úlceras ou problemas estomacais, é contraindicado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?