metropoles.com

Veja como foi a 1ª colheita de uvas para produção de vinho de Brasília

No último dia 19 de setembro, 10 produtores locais iniciaram um processo que promete bebidas saborosas para a cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Vini1
1 de 1 Vini1 - Foto: Divulgação

Em Brasília se planta uva destinada à produção de vinhos: a fruta é do tipo Syrah e, na última semana, ocorreu a primeira colheita.

A coluna Vinho e Outras Histórias conversou com Ronaldo Triacca, produtor rural e proprietário da Villa Triacca Eco Pousada, um dos nomes à frente do projeto. Ao todo, são 10 produtores que formam o grupo Futuros Vitivinicultores do Planalto Central.

Confira o papo!

Você realizou no dia 19 de setembro a primeira colheita de uva dentro do Distrito Federal destinada à produção de vinho fino. Como é este projeto?
Somos 10 produtores rurais que possuem projetos individuais, mas temos em comum a paixão pelo vinho, daí que formamos o grupo AVPLAC – Futuros Vitivinicultores do Planalto Central.

Esta primeira safra de uvas Syrah é um teste, as parreiras ainda são muito novas, colhemos cerca de 100 kg, que coloquei na minha caminhonete e levei direto para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde recebemos consultoria dos enólogos Isabela Peregrino e Murillo de Albuquerque Regina, criador do sistema de dupla poda que permite a colheita de uva no inverno.

A primeira safra desse vinho resultará em apenas umas 100 garrafas, que degustaremos, provavelmente, em dezembro ou janeiro.

0

Qual é a meta de área cultivada e de produção de vinhos?
Nossa previsão é que, no próximo ano, consigamos um total de 10 hectares de uvas cultivadas, chegando, de dois a três anos, em 20 hectares, com uma produção anual entre 20 mil e 30 mil garrafas. A meta é cultivar de 25 a 30 hectares.

Onde vocês irão elaborar o vinho?
Vamos construir a primeira vinícola dentro do Distrito Federal e ela será instalada dentro do Parque da Feira AgroBrasília. Iremos investir fortemente no enoturismo.

Qual a sua avaliação sobre o terroir do Cerrado de altitude? E quais as uvas que melhor se adaptam?
Temos uma condição climática muito favorável à produção de uvas de qualidade porque, no nosso inverno, os dias são ensolarados, e as noites, frias. Além, é claro, do tempo seco e sem chuvas no período final de maturação.

Essas condições são muito favoráveis para a uva vinífera destinada a vinhos finos.

Iremos produzir também Grenache, Touriga Nacional, Tempranillo, Sangiovese, Nebbiolo e Marselan. Acreditamos que a branca Viognier também se adaptará muito bem à região.

Profissionais do vinho

Tenho observado em artigos uma certa confusão sobre a área de atuação de alguns dos profissionais do vinho. Afinal, os nomes se parecem muito, começando quase sempre pelo mesmo prefixo.

Veja o glossário e não erre mais!

Viticultor: aquele que planta e cultiva as videiras (vitis) e colhe as uvas. Viticultura é a ciência que estuda o cultivo da uva.

Vinicultor: é o responsável por transformar a uva em vinho (vini). Vinicultura é a ciência cujo objetivo é elaboração dos vinhos.

Vitivinicultor: aquele que cultiva videiras (viti) e elabora vinhos (vini). Vitivinicultura engloba o cultivo das uvas e a fabricação de vinhos.

Sommelier: profissional especializado em escolher, degustar, comprar, servir e/ou harmonizar pratos e vinhos.

Enólogo (eno [vinho] + logo [estudo, conhecimento]): profissional com formação superior em enologia. Seus conhecimentos lhe permitem atuar desde o cultivo da uva à vinificação, além de análise e reconhecimento de vinhos.

Enófilo (eno [vinho] + filo [amigo]): quem ama vinhos e se dedica (estuda) a aprimorar seus conhecimentos na escolha e degustação.

Agenda
0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?