metropoles.com

É possível emagrecer fazendo somente exercícios?

Quando o assunto é perder peso, é fundamental ajustar a ingestão calórica

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/bruce mars
1263
1 de 1 1263 - Foto: Unsplash/bruce mars

Estudos demonstram que apenas praticar exercício físico não emagrece. Quando o assunto é perder peso, é fundamental ajustar a ingestão calórica.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá, pesquisadores usaram dois grupos de pessoas praticantes de exercícios, porém, apenas um deles também fazia dieta. Ao final de seis meses de treino, o grupo que fez exclusivamente exercícios e não fez dieta perdeu 4,1kg (sendo 1,3kg de gordura), enquanto o grupo que fez treino aeróbio e dieta perdeu 12kg (sendo 8,5kg de gordura).

Outro estudo, da Universidade de Virginia, Estados Unidos, comparou resultados somente em treino aeróbio contra apenas dieta e unicamente dieta contra dieta associada a treino. E os resultados mostraram que quem fez exclusivamente dieta teve diminuição relevante do peso e gordura corporal em comparação com quem fez somente exercício.

Quando comparado dieta e exercício contra somente dieta, os resultados foram controversos. Alguns artigos mostraram ser melhor combinar treino aeróbio e dieta para emagrecer e boa parte dos trabalhos não mostrou diferenças acentuadas.

O Departamento de Medicina esportiva do Instituto Oulu Deaconess, na Finlândia, fez uma revisão da literatura com pessoas praticantes apenas de exercícios aeróbicos e mostrou que, ao realizar somente o treino, foi possível diminuir 1,7kg de gordura por um período de seis a 12 meses.

Fica claro que a restrição calórica é fundamental para o emagrecimento. Porém, praticar exercícios físicos é uma das maneiras de manter a saúde, sustentar o emagrecimento (evitando o efeito sanfona) e gerar uma integridade metabólica adequada.

O exercício tem a função de melhorar o organismo metabolicamente. Isso ajuda a combater doenças, contribui para o emagrecimento de maneira equilibrada e causa menos inflamação.

Compartilhar notícia