Como o escaneamento de composição corporal pode melhorar sua vida

Maurício Nader Melo, avaliador físico e fisiologista esportivo da Lanfise, conta tudo sobre esse procedimento

iStockiStock

atualizado 29/10/2018 11:24

Adotar um estilo de vida saudável é essencial para a conquista do corpo sonhado e também do bem-estar e da qualidade de vida. São cinco os pilares que sustentam a saúde e consequentemente constroem a estética: atividade física, alimentação, hidratação, sono e estresse. Com o exame de escaneamento de composição corporal, é possível mensurar de forma direta ou indireta qual impacto sua rotina tem nos quesitos acima.

“É uma nova era da avaliação física nas academias, que até então limitava-se a ser uma referência para prescrição de treino, porém, com essa novidade, é possível avaliar se os outros pilares da sua saúde (não só a atividade física) estão sendo bem cuidados. Além disso, com análise dos resultados feita por um profissional especializado, possibilita orientar o avaliado sobre como melhorar os biomarcadores por meio de ajustes sustentáveis no seu estilo de vida”, explica Maurício Nader Melo, avaliador físico e fisiologista esportivo da Lanfise, instituto especializado em avaliação física.

Maurício também explicita que estudos mostram uma significativa influência do sono e da hidratação sobre o metabolismo. “Avaliar e cuidar desses pilares é possível com o moderno scanner de composição corporal.”

Uma ferramenta apresentada pelo profissional para ajudar na tarefa é o biomarcador ângulo de fase, o qual permite avaliar a capacidade de regeneração celular e a integridade das membranas celulares, tendo correlação com sono, estresse oxidativo e estado nutricional. O método estima também a sua idade celular, mostrando, assim, se o seu processo de envelhecimento está mais acelerado do que o normal, permitindo tomar as medidas necessárias para retardar a situação.

“A taxa metabólica basal (metabolismo de repouso) também é estimada no exame, permitindo assim uma boa noção sobre seu gasto calórico de repouso, algo fundamental para um bom programa nutricional de emagrecimento ou hipertrofia muscular”, acrescenta Maurício.

Os tradicionais percentual de gordura, peso magro e peso muscular também são fornecidos pelo exame com precisão confiável.

O exame é feito em cerca de um minuto e os resultados são interpretados pelo profissional juntamente com o avaliado, para que ele possa entender melhor a individualidade de funcionamento do seu organismo, e então enviados imediatamente para e-mail e WhatsApp, mostrando também a evolução conquistada.

“Faça seu escaneamento de composição corporal, entenda como seu estilo de vida impacta sua saúde e faça seus resultados decolarem”, incentiva o professor.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias