Como lidar com a obesidade na infância e adolescência

Crianças tendem a ganhar peso com facilidade devido a hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, entre outros

IstockIstock

atualizado 31/08/2018 17:17

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, condições cardíacas e a má formação do esqueleto.

Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada 10 adolescentes continuam obesos na fase adulta.

Alguns fatores podem aumentar o risco de obesidade em crianças e adolescentes. Veja:

» Dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras;

» Sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas;

» Histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho;

» Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal.

Os pais têm um papel muito importante na educação alimentar dos filhos. É preciso ensinar para a criança e o adolescente hábitos saudáveis. E lembre-se, ele vai repetir aquilo que você faz.

A obesidade infantil pode ser tratada. E a maneira mais eficaz é por meio da reeducação alimentar juntamente com atividades físicas. O tratamento deve ser feito de forma progressiva e com orientação de um profissional.

O emagrecimento da criança deve ser um processo lento e constante, aplicando em sua dieta alimentos saudáveis e prática de exercícios para sair do sedentarismo no dia a dia.

É responsabilidade dos pais cuidar dos seus filhos enquanto crianças. Quanto antes você ensinar a importância de uma boa alimentação e exercícios físicos, mais saúde e consciência ele irá adquirir.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias