metropoles.com

Globo: diretores resistem a protocolos de segurança da Covid-19. Veja quais

Mesmo após muitas reuniões ao longo desses meses de quarentena, a emissora ainda esbarra em muitas questões

atualizado

Compartilhar notícia

João Cotta/ TV Globo/ Divulgação
amor de mae
1 de 1 amor de mae - Foto: João Cotta/ TV Globo/ Divulgação

Com previsão de volta parcial das atividades para segunda-feira, dia 13 de julho, os Estúdios Globo terão protocolo especial para retomada dos trabalhos. E isso a coluna já noticiou, não é novidade. Mas, agora, a coluna teve acesso, com exclusividade, à lista de cuidados que deverão ser tomados nesse retorno.

Mesmo após muitas reuniões ao longo desses meses de quarentena e, por último, a contratação do infectologista Alberto Chebabo para definir pontos referentes a esse novo protocolo, a emissora ainda esbarra em muitas questões.

Uma delas é a funcionalidade das roupas de proteção. Há também dúvidas quanto a dinâmica dos plantonistas, pois só será permitida a permanência da equipe vigente na Globo, fazendo com que, na ausência de algum destes, seja necessário esperar o tempo de deslocamento do plantonista até a chegada dele no set.

0

Some isso ao medo e a insegurança do corpo artístico no retomada, além de novos procedimentos que, muitas vezes, inviabilizam práticas antes comuns. Apesar das novas regras de convivência e produção serem necessárias nesse novo cenário, há rumores de alguns diretores preocupados com o bem estar de suas equipes, ficando resistentes a algumas normas por julgarem que eles trazem uma sensação de “hospital” e não querendo seus colaboradores se sentindo como nesses ambientes.

Junto disso, há ainda os colaboradores que não se sentem à vontade para retornar e, estes, não serão obrigados a voltar até se sentirem 100% seguros. Se por um lado, os gigantes têm tido seus contratos rompidos, de outro a emissora ainda não fez alterações em salários de modo geral, que seguem intactos. E o receio ainda atinge a todos pelo histórico de demissões em massa da emissora. Por ora, “Zorra Total”, “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder” voltam a ser gravados.

Veja algumas das medidas que serão tomadas:

– Testes de COVID-19 antes do retorno e necessidade de isolamento após realização do exame;

– Proibida a entrada de pessoas que não estão trabalhando nos Estúdios Globos;

-Impressões de capítulos e roteiros suspensas dando lugar a documentos digitais;

-Cenas com comida, animais e contato físico serão restritas;

-Número de planos reduzido de modo a diminuir o tempo de permanência das pessoas no set;

-Cenários serão desinfectados a cada hora de gravação;

-Suspensão do uso do ônibus interno;

-Maquiagem e escovas para caracterização serão de uso individual;

-Só será permitida a permanência dos profissionais essenciais no set, com lista nominal de presença na porta.

Compartilhar notícia